Diário da Região
INVESTIGAÇÃO

Cenipa divulga relatório preliminar de queda de avião em Rio Preto

Manobra próximo ao solo e perda de controle são apontadas como causa do acidente, segundo a investigação preliminar

por Bruno Ferro
Publicado em 17/07/2025 às 18:24Atualizado em 17/07/2025 às 21:24
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Perito durante levantamento de informações sobre queda de avião em Rio Preto (Marco Antonio dos Santos 2/7/2025)
Perito durante levantamento de informações sobre queda de avião em Rio Preto (Marco Antonio dos Santos 2/7/2025)
Equipe do Seripa, órgão regional que integra o Cenipa, fez levantamento de informações sobre a queda do avião em Rio Preto (Marco Antonio dos Santos 2/7/2025)
Equipe do Seripa, órgão regional que integra o Cenipa, fez levantamento de informações sobre a queda do avião em Rio Preto (Marco Antonio dos Santos 2/7/2025)
Avião Paulistinha CAP-4 caiu na Vila Azul na terça-feira, 1º; causas serão investigadas (Guilherme Baffi 1/7/2025)
Avião Paulistinha CAP-4 caiu na Vila Azul na terça-feira, 1º; causas serão investigadas (Guilherme Baffi 1/7/2025)
Avião caiu em Rio Preto (Guilherme Baffi 1/7/2025)
Avião caiu em Rio Preto (Guilherme Baffi 1/7/2025)
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Relatório divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) nesta quinta-feira, 17, aponta que a aeronave que caiu em Rio Preto no dia 1º de julho e causou a morte de duas pessoas realizava “manobra próxima ao solo” e “perdeu o controle em voo”. No acidente aéreo morreram o instrutor Abner Casagrande de Oliveira, 39 anos, e o aluno Felipe Coiado Gomes, 24 anos.

Segundo o relatório, “a aeronave decolou do Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino (SBSR), São José do Rio Preto, SP, a fim de realizar um voo local de instrução, com um instrutor e um aluno a bordo. Durante a execução de manobra próxima ao solo, a aeronave perdeu o controle em voo e veio a colidir contra o terreno."

A ocorrência foi registrada pelo Cenipa como “#LALT - OPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDE” e “#LOC-I - PERDA DE CONTROLE EM VOO”. A investigação ainda está em andamento.

Paralelamente à investigação do Cenipa, a Polícia Civil também abriu inquérito no 1º Distrito Policial para também apurar as causas do acidente.

O acidente foi na Estância Santa Maria por volta das 15h do dia 1º de julho. A aeronave era do tipo Paulistinha, modelo CAP-4, utilizada para instrução de voo no Aeroclube de Rio Preto. Abner, instrutor de voo, dava aula prática de aviação para Felipe no momento do acidente.

O avião Paulistinha CAP-4 (prefixo PP-RDJ) estava com o certificado de verificação de aeronavegabilidade válido. Fabricado em 1943, possuía todas as manutenções em dia e operava com plano de voo local, conforme exige a legislação.