Diário da Região
CRUELDADE

Homem é preso por maus-tratos em Rio Preto após cão ser encontrado morto

Veterinário da Secretaria de Bem-Estar Animal constatou que um dos cães estava em óbito possivelmente há mais de 24 horas e outro estava debilitado

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Cães vítimas de maus-tratos em Rio Preto (Divulgação)
Galeria
Cães vítimas de maus-tratos em Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

Um homem foi preso em flagrante por maus-tratos contra animais na tarde de terça-feira, 10, em Rio Preto, após um dos cães sob sua responsabilidade ser encontrado morto e outro em estado grave de negligência.

Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada via Copom para apoiar a Secretaria do Bem-Estar Animal, que já acompanhava o endereço após duas notificações anteriores por maus-tratos e abandono. Em fiscalizações anteriores, haviam sido constatadas condições precárias de higiene, acúmulo de fezes, materiais inservíveis e infestação recorrente de carrapatos. O tutor já havia sido orientado sobre medicação, cuidados com lesões, higiene do ambiente e castração.

Nesta terça, uma denúncia anônima informou que havia um animal morto na varanda da residência. No local, o veterinário da Secretaria constatou que um dos cães estava em óbito possivelmente há mais de 24 horas, com rigidez cadavérica acentuada e forte infestação de carrapatos.

Durante a vistoria, a equipe encontrou ainda uma cadela da raça pit bull viva, porém com sinais de maus-tratos, apresentando opacidade na córnea do olho esquerdo, lesões nas orelhas, falhas extensas de pelo, apatia e intensa infestação de carrapatos. O ambiente estava insalubre, com grande quantidade de fezes, plásticos rasgados e objetos mastigados, oferecendo risco ao animal. Havia um balde com água e recipientes de alimentação vazios. Parte da ração estava do lado de fora do portão, indicando que a alimentação era fornecida por terceiros.

O tutor foi localizado por telefone e compareceu ao imóvel. Ele afirmou que estava fora havia dois dias e que não sabia da morte do animal. A cadela foi recolhida para tratamento e o cão morto encaminhado para necropsia, que irá apontar a causa da morte.

Diante dos fatos, o homem foi levado à Central de Flagrantes, onde teve a prisão em flagrante decretada.