Diário da Região
AGILIDADE

Campeão brasileiro monta cubo mágico em 5,1 segundos em Rio Preto

Caio Hideaki Sato foi o vencedor do Unesp Rio Preto Open 2025, competição com 15 modalidades oficiais de cubo mágico disputada em Rio Preto neste fim de semana

por Redação
Publicado há 6 horasAtualizado há 43 minutos
Parte dos campeões do Unesp Rio Preto Open 2025 (Divulgação)
Galeria
Parte dos campeões do Unesp Rio Preto Open 2025 (Divulgação)
Ouvir matéria

O que você faz em cinco segundos? Caio Hideaki Sato monta o complexo cubo mágico. Neste domingo, 14, o jovem de 17 anos foi campeão do Unesp Rio Preto Open 2025, competição com 15 modalidades oficiais de cubo mágico, incluindo montagem com os olhos vendados.

A melhor marca de Caio na competição foi 5,14 segundos para o cubo 3x3x3, o mais tradicional. Mas esse não é o seu melhor tempo: o recorde pessoal é de 4,37 segundos. O recorde mundial é de 3,05 segundos, estabelecido pelo chinês Xuanyi Geng.

Na segunda posição da competição em Rio Preto ficou Samuel Bortolan Clemente, seguido por Lucas Ichiro Yunomae, Mariane Martins dos Santos e Carlos Augusto Gianesi Seller.

Caio também foi o campeão na montagem com apenas uma mão e no cubo 2x2x2 e no Piramix. Carlos Augusto Gianesi Seller foi campeão na montagem de olho fechado, com o melhor tempo em 50,52 segundos.

A competição

Na disputa do cubo 3x3x3, os 44 competidores foram divididos em grupos. Cada um montou o cubo mágico por cinco vezes. O melhor e o pior tempo foram descartados e a média das outras três tentativas foi levada em conta na pontuação.

Trinta e um competidores avançaram para a segunda fase e a dinâmica se repetiu. Os oito melhores dessa etapa avançaram para a grande final.

Ao receber o cubo mágico embaralhado, o competidor tem 12 segundos para observar as posições. Ao terminar a avaliação, ele coloca o cubo na mesa e, com os dedos, aciona o cronômetro e começa a montagem.

Clique aqui para ver o vídeo.