Diário da Região

Campanha busca arrecadar R$ 100 mil para restaurar o órgão de tubos da Basílica de Rio Preto

Iniciativa do Núcleo AZ de Arquitetura e Design vai buscar doações para viabilizar o processo de restauro do instrumento

por Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Órgão de tubos da Basílica (Divulgação/Ricardo Boni)
Galeria
Órgão de tubos da Basílica (Divulgação/Ricardo Boni)
Ouvir matéria

Durante o evento anual de premiação do Núcleo AZ, realizado nesta quarta-feira, 28, na Basílica Menor de Rio Preto, foi lançada oficialmente a campanha de restauração e manutenção do órgão de tubos, instrumento raro e de grande valor cultural, artístico e espiritual para a região.

O lançamento da campanha contou com a presença do padre Fábio Dungue, pároco da Basílica; do padre Aparecido Torrente, vigário da Basílica; e do arcebispo dom Antonio Emidio Vilar, além de mais de 80 escritórios de arquitetura da cidade e 40 lojistas que integram o Núcleo AZ, gerido por Katia Pérsio. Para ilustrar o lançamento da campanha, o Coral Paulista Ensemble, o quinteto Metalera e o pianista Flávio Amaral realizaram uma récita, sob a regência do maestro Paulo de Tarso, utilizando o órgão de tubos.

A iniciativa, uma ação de responsabilidade social e artística do Núcleo, tem como objetivo arrecadar R$ 100 mil até agosto deste ano, por meio de doações de empresários e pessoas físicas, para viabilizar um minucioso processo de restauração do instrumento. A expectativa é que o órgão esteja plenamente recuperado para a sua reestreia em um grande concerto previsto para dezembro, devolvendo à comunidade sua sonoridade original e plena funcionalidade.

Um dos mais importantes órgãos de tubos do interior paulista, o instrumento é uma raridade não apenas no contexto litúrgico, mas também no patrimônio cultural e turístico regional, sendo, também, um símbolo afetivo ligado a celebrações, casamentos, momentos de fé e experiências marcantes vividas por gerações de rio-pretenses.

De acordo com o Núcleo AZ, a campanha está alinhada ao propósito da entidade de valorizar, preservar e contribuir ativamente para o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, mobilizando a sociedade civil em torno de causas estruturantes para a identidade urbana.

“O lançamento desta campanha nasce do entendimento de que o órgão de tubos da Basílica é um patrimônio que pertence a toda a cidade e que sua sonoridade está intrinsecamente associada à arquitetura sacra. Nossa intenção é mobilizar arquitetos, empresários e a sociedade civil para que possamos entregar esse instrumento restaurado, em plenas condições de uso, de volta à comunidade. É uma contribuição do Núcleo AZ que vai além do nosso público direto e se estende a todos que reconhecem o valor cultural, histórico e simbólico desse bem. Trata-se de um trabalho que será desenvolvido ao longo de todo o ano com participação coletiva”, afirma Kátia Pérsio, gestora do Núcleo AZ.

O Núcleo AZ deve reunir ainda em fevereiro imprensa, autoridades e representantes da Arquidiocese para a apresentação oficial da campanha, o detalhamento técnico do projeto e a divulgação das formas de participação.