Caminho da Fé ganha nova capela no distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto
Secretário de Desenvolvimento Econômico diz que a Prefeitura vai incentivar o turismo religioso para atrair mais devotos à cidade

Na manhã deste domingo, 6, cerca de 200 devotos são esperados para a inauguração de uma nova capela no distrito de Engenheiro Schmitt, como parte do trajeto chamado Caminho da Fé — uma série de trilhas (ramais) por estradas de terra e rodovias ligando Rio Preto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O evento é promovido em parceria entre a Arquidiocese e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de incentivar o turismo religioso na cidade.
O Ramal São José, do Caminho da Fé, tem como ponto de partida oficial a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista, e segue por 894 km entre rodovias e estradas de terra até a cidade de Aparecida (SP). O trajeto é sinalizado, com pontos de hidratação e locais de pouso para os peregrinos, que podem fazer a jornada a pé ou de bicicleta.
No domingo, os devotos devem sair às 6h da frente da Basílica Menor e caminhar por 18 km até a Igreja Santa Apolônia, no distrito de Engenheiro Schmitt, onde será realizada uma missa presidida pelo arcebispo de Rio Preto, dom Antonio Emidio Vilar.
CAPELA
A capela foi construída com recursos próprios pelo morador de Rio Preto Fabiano Gimenez, um dos responsáveis por ajudar no mapeamento e sinalização do Caminho da Fé, como forma de pagamento de uma promessa pela recuperação da mãe.
“Eu construí a capela com meu dinheiro, como forma de agradecimento a Nossa Senhora Aparecida por ter atendido minhas orações e ajudado na recuperação da minha mãe, que enfrentava problemas de saúde. Nada mais justo do que dar à capela o nome de Nossa Senhora Aparecida”, diz o devoto.
Durante o trajeto deste domingo, a Prefeitura oferece apoio aos peregrinos, com pontos de hidratação e até assistência médica para quem for de Rio Preto até o distrito. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mario Welber, a parceria com a Arquidiocese faz parte dos planos da Prefeitura para fomentar o turismo de fé.
“Queremos atrair cada vez mais pessoas da região, e até de outros estados, para iniciar aqui em Rio Preto sua peregrinação até Aparecida. O trajeto do Caminho da Fé também pode ser utilizado por quem busca o turismo de saúde, caminhando ou pedalando em pleno contato com a natureza”, afirma o secretário.