Diário da Região
VIOLÊNCIA

Cachorra morre e tutora é detida após denúncias de maus-tratos em Rio Preto

Caso era acompanhado pela Secretaria de Bem-Estar Animal

por Redação
Publicado há 5 horasAtualizado há 2 horas
Lesão no olho de cadela, que morreu (Colaboração/Leitor)
Galeria
Lesão no olho de cadela, que morreu (Colaboração/Leitor)
Ouvir matéria

Uma mulher de 36 anos, moradora do bairro Lealdade, foi detida pela Polícia Militar nesta quarta-feira, 12, após a morte de uma cachorra. O caso foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal por suspeita de maus-tratos.

Segundo o boletim de ocorrência, equipes da Prefeitura monitoravam o animal, chamado Branca, desde 9 de outubro, quando uma veterinária constatou uma grave lesão ocular com presença de miíase (infecção parasitária causada pela infestação de larvas de moscas). Na ocasião, a tutora foi orientada a providenciar atendimento veterinário imediato. Após nova fiscalização em 22 de outubro, o animal começou tratamento, conforme laudo apresentado.

Na visita desta quarta-feira, porém, a equipe encontrou a cachorra morta na calçada, do lado externo da residência. Agentes de saúde e vizinhos relataram que o animal tinha acesso livre à rua e permanecia solto com frequência.

A tutora afirmou à polícia que havia seguido as orientações veterinárias e que o animal recebia alimentação regular. Disse ainda que passa parte do tempo na casa da mãe, devido ao desemprego, e que suspeita de possível envenenamento, alegando não acreditar em morte natural.

A Polícia Militar foi acionada, ouviu as equipes de fiscalização e conduziu a mulher à Central de Flagrantes. O animal será submetido a necropsia para determinar a causa da morte. A Polícia Civil registrou o caso como maus-tratos a animais e encaminhou para investigação. A suspeita foi ouvida e vai responder em liberdade.