SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
Ação humana

Bombeiros encontram 'tocha artesanal' em área incendiada do antigo IPA entre Rio Preto e Mirassol

Incêndio registrado nesta quarta-feira, 3, consumiu 13 mil metros quadrados de área verde

Joseane Teixeira
Publicado em 04/08/2022 às 16:42Atualizado em 04/08/2022 às 17:06
Foto registrada nesta quinta-feira, 4, mostra como ficou a área após o trabalho de rescaldo (Divulgação)

Foto registrada nesta quinta-feira, 4, mostra como ficou a área após o trabalho de rescaldo (Divulgação)

Há indícios de que tenha sido criminoso o incêndio registrado na manhã de quarta-feira, 3, na área do antigo IPA, entre Rio Preto e Mirassol.

Brigadistas e policiais ambientais que atuaram no combate às chamas encontraram uma espécie de tocha artesanal descartada no local.

Tocha artesanal apreendida próximo à linha férrea (Divulgação)

A informação foi confirmada pelo major Alessandro Daleck, da Polícia Ambiental, que já determinou o mapeamento de câmeras de monitoramento que possam ter flagrado alguma atitude suspeita ou movimentação de veículo nas imediações.

"Há forte suspeita de ação humana no incêndio, por isso já registramos oficialmente a ocorrência e encaminharemos o expediente para investigação da Polícia Civil", disse por telefone.

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu 13 mil metros quadrados de área verde que pertence ao Instituto da Pesca e Instituto de Zootecnia.

Quatro caminhões foram mobilizados para o combate às chamas, alimentadas por dormentes de madeira depositados às margens da linha férrea.

O material pertence à concessionária Rumo, que realizava a manutenção da ferrovia.

Por nota, a empresa, que integra o Comitê de Combate às Queimadas, informou que irá reforçar os cuidados com os materiais.

Além da tocha apreendida, outro detalhe que reforça a suspeita de ação criminosa é a identificação de dois pontos distintos de fogo: um às margens da rodovia Washington Luís e outro no interior da área de proteção.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por