Diário da Região
FATALIDADE

Bombeiros encontram corpo de pescador em Palestina

Buscas começaram na quarta-feira, 22 e foram concluídas nesta sexta, 24

por Joseane Teixeira
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Corpo de Bombeiros realiza buscas (Corpo de Bombeiros / Colaboração)
Galeria
Corpo de Bombeiros realiza buscas (Corpo de Bombeiros / Colaboração)
Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, 24, equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de um pescador de 30 anos que estava desaparecido desde quarta-feira, 22, nas proximidades da Ponte do Talhadão, entre os municípios de Duplo Céu e Paulo de Faria.

De acordo com testemunhas, ele teria pulado de um barco após ser flagrado pela Polícia Ambiental pescando próximo à Cachoeira do Talhadão. Os policiais realizavam o patrulhamento da operação pré-piracema.

Na mesma noite do desaparecimento, o Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou levantamento das condições do ambiente, constataram a presença de forte correnteza, baixa visibilidade e diversos obstáculos submersos - fatores que representavam riscos à segurança dos bombeiros.

"Diante desse cenário, as buscas não puderam prosseguir noite adentro, porém o local foi devidamente demarcado para que as operações pudessem prosseguir com segurança nas primeiras horas do amanhecer do dia seguinte", explica o tenente coronel Orival Santana Júnior, comandante da corporação.

Logo ao amanhecer, na quinta-feira, 23, as equipes especializadas em busca e salvamento aquático iniciaram as operações embarcadas, realizando varreduras minuciosas ao longo de aproximadamente 9,5 quilômetros do curso do rio, desde o ponto de desaparecimento até áreas mais baixas. As ações foram conduzidas com o apoio da Base de Bombeiros de Nova Granada, utilizando embarcação e equipamentos específicos para esse tipo de ocorrência.

Durante as buscas, realizadas em ambiente de difícil acesso, com correnteza, galhos e pedras no fundo do rio, o corpo da vítima foi localizado a cerca de 650 metros da ponte do distrito de Duplo Céu. No local, o policiamento de área realizou a preservação até a chegada da perícia técnica, e após os procedimentos legais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Rio Preto.

"Evite nadar em locais desconhecidos ou de forte correnteza, não superestime sua capacidade de natação. Nunca entre na água após ingerir bebidas alcoólicas e utilize colete salva-vidas em embarcações ou pescarias", orienta o oficial.