Bombeiros atendem 47 ocorrências de incêndio na região de Rio Preto
Chamados foram registrados em menos de 24 horas


Nesta quinta-feira, 11, em que Rio Preto entrou em estado de emergência com 9% de umidade relativa do ar, o 13º Grupamento de Bombeiros registrou 47 ocorrências de incêndio em vegetação na região – 13 delas somente em Rio Preto.
“O número expressivo de ocorrências reflete as condições climáticas da época do ano, como a baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos intensos, fatores que favorecem a propagação do fogo”, afirma o coronel Orival Santana Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros.
Dos 47 chamados recebidos, 33 foram de incêndios em vegetação natural, sete em vegetação cultivada e sete em terrenos baldios.
Entre eles, está uma área de mata próxima ao bairro SetSul, em Rio Preto e dois canaviais, no distrito de Engenheiro Schmitt e no município de Guapiaçu, que provocaram uma densa camada de fumaça, que ainda podia ser notada na manhã desta sexta-feira, 12.
A corporação reforça o alerta à população para que evite práticas que possam causar incêndios, como uso do fogo para limpeza de terrenos, descarte inadequado de bitucas de cigarro às margens de rodovias e queima de resíduos em áreas abertas.
“Essas ações, além de ilegais, representam grave risco à saúde pública, à segurança viária e ao meio ambiente”, completa o oficial.
Nesta sexta, 12, a umidade relativa do ar em Rio Preto chegou a 13% às 13h.