Bezerra fica presa em buraco e precisa ser resgatada por retroescavadeira na região
Com três dias de vida, bezerra caiu em buraco estreito e profundo; animal foi resgatado sem lesões

José Benedito da Silva, de 63 anos, dono de uma propriedade rural em Auriflama, passou por momentos de tensão neste domingo, 25. Uma bezerra recém-nascida caiu em um buraco e ficou presa. Foi necessária a ajuda de uma retroescavadeira para o resgate.
Zé do Lazo, como é conhecido na cidade, disse que o buraco em que o animal caiu era muito estreito, por volta de 40 centímetros, além de ser muito fundo, chegando a cerca de 5 metros de profundidade. O dono do sítio acredita que a filhote pode ter ficado cerca de uma noite toda presa.
“Eu cheguei e a vaca estava berrando, desesperada. E não achava o bezerrinho, não achava. Aí eu comecei a procurar no sítio, em uma área grande. E a vaca corria atrás de mim, desesperada, caçando o bichinho. Aí que eu notei o buraco.”
A filhote, com apenas 3 dias de vida, ficou presa no buraco e Zé do Lazo não conseguiria tirá-la sem ajuda. Foi aí que entrou a retroescavadeira em ação, fornecida pela prefeitura.
“Eu procurei o funcionário da prefeitura, aí ele mandou a retroescavadeira para nós. Cavamos na lateral do buraco e tiramos por baixo. Eu desci dentro da valeta, pela pá da máquina, e subi na retroescavadeira com ela.” Devido à terra molhada, a escavação durou cerca de 20 minutos apenas.
Zé do Lazo acredita que o buraco foi causado por um formigueiro de saúvas, que acabou afundando por conta das fortes chuvas dos últimos dias e se tornou uma armadilha para a pequena filhote.
Apesar do susto, a bezerrinha ficou ilesa e se reuniu com sua mãe após o resgate.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro