Diário da Região
SUJEIRA

Até carro depenado é abandonado em ponto de descarte clandestino de lixo em Rio Preto

Local já foi limpo duas vezes em menos de 30 dias e está com entulhos novamente

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 21 horasAtualizado há 18 horas
Carro depenado é abandonado em lixão clandestino de Rio Preto (Divulgação/Prefeitura)
Galeria
Carro depenado é abandonado em lixão clandestino de Rio Preto (Divulgação/Prefeitura)
Ouvir matéria

Um carro abandonado e depenado foi encontrado na tarde desta quinta-feira, 8, em um ponto clandestino de descarte de lixo, na zona Norte de Rio Preto. O terreno fica a cerca de 700 metros de um ponto de apoio da Prefeitura. O veículo, sem registro de furto ou roubo, foi guinchado.

O local irregular está na esquina da avenida das Oliveiras com a rua Adhemar Silva Xatara. Segundo a Polícia Militar Ambiental, quatro multas já foram aplicadas em 30 dias a pessoas flagradas descartando lixo na área, conduta classificada como crime ambiental.

O carro foi localizado pela Guarda Civil Municipal, que acionou a fiscalização de trânsito. O veículo foi removido ao pátio municipal, onde permanecerá até a identificação do proprietário, que poderá ser multado.

Em consulta aos registros estaduais, até as 16h desta quinta-feira, não havia queixa de furto relacionada ao automóvel, um Corsa Wind, ano 1996, branco. Consta, porém, débitos de multas que somas cerca de R$ 580, e o último licenciamento foi registrado em 2024.

A Secretaria Municipal de Serviços Gerais alerta que o descarte irregular de lixo é crime ambiental e pode gerar multas de R$ 8 mil ou mais, conforme a gravidade. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. O descarte de entulho ou lixo em áreas de preservação pode resultar em penalidades ainda mais elevadas.

A fiscalização ocorre com apoio da Polícia Militar Ambiental e da Guarda Civil Municipal, inclusive com uso de drones para flagrar irregularidades. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelos telefones (17) 99705-0996 ou 3235-3655. Veículos abandonados em vias públicas podem ser denunciados pelo telefone (17) 3213-9650.