Arte infantil vira incentivo para a doação de sangue em Rio Preto
Exposição Doadores do Futuro reúne 80 desenhos produzidos por crianças, numa iniciativa surgida após palestra de técnicos do Hemocentro

Começou nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Riopreto Shopping, a exposição Doadores do Futuro, que reúne 80 desenhos produzidos por crianças com o objetivo de incentivar a doação de sangue. A iniciativa é da Associação Anjos da Guarda, que atende crianças de 6 a 11 anos em vulnerabilidade social no contraturno escolar.
A iniciativa nasceu após uma palestra de técnicos do Hemocentro de Rio Preto sobre a importância da doação de sangue.
“Depois da palestra, pedimos que as crianças expressassem em desenhos o que haviam aprendido. Como já tínhamos a parceria com o Riopreto Shopping, vimos a oportunidade de transformar isso em uma exposição aberta à comunidade”, conta Guilherme Real, coordenador de captação.
Para a diretora técnica do Hemocentro, Andrea Garcia, a exposição “Doadores do Futuro” é uma forma de educação social, reforçando a ideia do projeto de que a conscientização sobre a doação de sangue deve começar cedo.
“Quando falamos sobre doação de sangue com as crianças, estamos formando multiplicadores dessa causa. Elas levam esse conhecimento para dentro de casa, compartilham com os pais e crescem entendendo que doar sangue é um ato de cidadania e de amor ao próximo”.
Por entender a importância do trabalho realizado pelo Hemocentro, o Riopreto Shopping convidou a instituição para uma parceria permanente. "Vamos abrir espaço para receber ações de conscientização em relação à doação de sangue e de medula. O objetivo é sensibilizar e engajar clientes, lojistas e colaboradores. Este tipo de iniciativa vem ao encontro do nosso DNA", afirma Ana Cristina Jalles Guimarães, diretora comercial do centro de compras.
A exposição permanecerá até o dia 12 de outubro.