Diário da Região
TRÂNSITO

‘Área Azul’ de Rio Preto tem novo aplicativo e parquímetros a partir de segunda-feira

Pelo novo software, que já está disponível para download, o motorista poderá consultar em tempo real as vagas livres na região em que deseja estacionar; cobrança está suspensa neste fim de semana

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 18 horasAtualizado há 8 horas
Além do app, motoristas  poderão comprar créditos  pelos 10 parquímetros (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Além do app, motoristas poderão comprar créditos pelos 10 parquímetros (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

A Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) lançou nesta sexta-feira, 11, o Estacione + Digital, nova versão do aplicativo para pagamento do tempo de uso nas vagas de estacionamento rotativo, conhecido como "Área Azul". O funcionamento do novo sistema começa na próxima segunda-feira, 14. Como o antigo aplicativo E-Digital foi desativado na tarde desta sexta, não haverá cobrança neste sábado, 12.

A suspensão da cobrança neste fim de semana é necessária para a transição entre os dois sistemas e a migração dos usuários para o novo programa. Para informar os motoristas, a Prefeitura está divulgando a novidade nas regiões que contam com a "Área Azul" e também com um alerta no próprio app antigo. O novo programa já está disponível para Android e iOS e pode ser encontrado pelo nome "Emurb Estacione Digital", com um ícone verde.

Mais leve

"O intuito de criar a nova versão do aplicativo é oferecer mais comodidade e acessibilidade aos usuários. Ele é mais rápido, menos burocrático e mais leve que o anterior", explica Gustavo Silva, diretor-presidente da Emurb. O novo aplicativo foi desenvolvido por uma empresa terceirizada, vencedora de uma licitação pública aberta pela Emurb.

Tolerância

Entre as novidades, o novo aplicativo oferecerá duas horas de tolerância nas vagas exclusivas para pessoas idosas e com deficiência (PCD). Além disso, o tempo de tolerância geral aumentou de 5 para 10 minutos, permitindo que o usuário ative o estacionamento após parar o veículo na vaga.

"O prefeito autorizou que a Área Azul tivesse uma hora de isenção de cobrança, das 17h às 18h, no final da tarde. E o idoso e PCD terão tempo de tolerância de duas horas nas vagas", afirma o diretor da Emurb.

Vagas

No novo app o motorista também poderá consultar em tempo real quais vagas estão disponíveis na região desejada para estacionar.

Também será possível efetuar o pagamento de pós-utilização até as 18h do próximo dia útil, diretamente pelo aplicativo, nos parquímetros, pontos de venda credenciados ou cabines de fiscalização. Os créditos que o usuário possuía no aplicativo antigo serão automaticamente transferidos para o novo.

Durante as primeiras semanas de lançamento do aplicativo, os fiscais da zona azul terão a função de orientar os motoristas sobre a necessidade de baixar o novo aplicativo e como utilizá-lo.

Parquímetros

Além do novo aplicativo, a Emurb anunciou a instalação de 10 parquímetros, que serão espalhados pelo Centro, Redentora e Mercadão. Os dispositivos consistem em totens de autoatendimento, nos quais os motoristas poderão comprar os créditos da "Área Azul" e fazer o pagamento por cartão.