Diário da Região
RELIGIOSO DA REGIÃO

Arcebispo de Rio Preto celebra avanço no processo de beatificação do monsenhor Angelo Angioni

Dom Antonio Emidio Vilar comemorou o avanço no processo de beatificação do religioso que viveu em José Bonifácio

por Marco Antonio dos Santos
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Dom Orani com monsenhor Angelo Angioni (Reprodução)
Galeria
Dom Orani com monsenhor Angelo Angioni (Reprodução)
Ouvir matéria

O arcebispo de Rio Preto, dom Antonio Emidio Vilar, comemorou o avanço no processo de beatificação do monsenhor Angelo Angioni, sacerdote de José Bonifácio, considerado como venerável pelo Vaticano. Agora, para ser beatificado, é preciso o reconhecimento de um milagre realizado por sua intercessão. Para se tornar santo, são necessários ao menos dois.

“A nossa Arquidiocese acolhe com alegria a solicitude do Papa Leão XIV. Tendo elevado a então Diocese à nova condição, agora o Santo Padre confirma a venerabilidade do Monsenhor Angelo Angioni. Essa é uma grande bênção para nós, para o Instituto por ele fundado em José Bonifácio e para toda a nossa região", diz o religioso.

Para dom Vilar, os exemplos de vida do monsenhor servem de modelo para todos que buscam uma vida de santidade.

"Estou duplamente feliz porque irmãos de Congregação, Salesianos de Dom Bosco, foram declarados beatos. São exemplos de adesão total a Cristo que, também hoje, seguem iluminando a nossa vida, história e sociedade".

Segundo o padre Sander Marcos de Freitas Vieira, do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria (IMCIM), que acompanha a causa, o novo passo representa um “grande avanço” rumo à beatificação e à futura canonização.

“É um grande passo nesse processo que vínhamos vivendo de espera e também de muita ansiedade. Quem conviveu com o servo de Deus Angelo Angioni sabe que ele foi um santo em vida — um homem santo que viveu entre nós, pelas virtudes, pelas qualidades e principalmente pelo testemunho da vida sacerdotal e missionária que dedicou à sua terra e, de modo especial, à Diocese de Rio Preto”, afirmou.

O padre ressaltou o apoio integral da Arquidiocese de Rio Preto, sob a liderança de dom Antônio Emídio Vilar, que tem acompanhado de perto todas as etapas do processo.

“Dom Vilar tem nos dado todo o respaldo e apoio nesse processo de beatificação. Ele tem sido um grande incentivador e um verdadeiro pastor, sempre presente em cada etapa”, destacou.

Segundo o padre Sander, haverá uma celebração religiosa especial para marcar o anúncio do Vaticano, com participação do padre Mauro e de dom Vilar.

“Haverá sim uma cerimônia, que será comunicada a todos para que possam participar e rezar também. É um momento de muita alegria e comunhão para a Igreja e para o povo que o conheceu”, explicou.

A notícia foi recebida com emoção em José Bonifácio, onde o monsenhor é lembrado com carinho por sua dedicação aos mais pobres e por seu testemunho de fé.

“A notícia foi recebida com muita alegria, muita esperança e muita fé. Isso motiva ainda mais o povo e reforça a certeza de que convivemos com um homem que foi santo aqui na terra”, completou o padre.