Aos 87 anos, rio-pretense é a mais experiente dançarina de pole dance do mundo
Paixão começou quando a aposentada viu a atriz Flávia Alessandra dançando pole dance em uma novela da TV Globo

A rio-pretense Ana Josefa de Azevedo é considera a mais experiente dançarina de pole dance do mundo. Quem vê ela fazendo acrobacias de cabeça para baixo e pendurada na barra de pole dance pode não imaginar, mas a aposentada tem 87 anos.
A paixão começou quando viu a atriz Flávia Alessandra dançando pole dance na novela “Duas Caras”, da TV Globo, em 2007. Desde então, o desejo por fazer acrobacias não saiu da sua cabeça. “Não sinto dor e minhas colegas ficam com calo na mão. Eu não tenho nada disso. Acho que porque tenho sangue de índia”, disse.
Em 2018, a filha de uma indígena que já subia no pau-de-sebo quando era adolescente, impressionando até mesmo a família, pode voltar a ver o mundo de cabeça pra baixo. “É impressionante a vitalidade e disposição dela. Ela gosta muito e funciona como paixão e terapia para ela ao mesmo tempo. Digo que a Ana foi um presente de Deus na minha vida”, diz Fabrícia Frazzanato Mônaco, educadora física e professora de Ana.
Além de praticar pole dance, a aposentada também adora caminhar. “Fazia muito o percurso de Rio Preto a Mirassol, agora parei por ser perigoso. Mas não abro mão da minha caminhada pela cidade”. Para o esposo, Aguiar Inarqui, de 73 anos, os sonhos não morrem. “Ela tem o meu apoio. Se ela gosta e era um sonho, tem que fazer mesmo”.