Diário da Região
ALÉM DO PLACAR

Como um projeto em Rio Preto está mudando a vida de jovens, idosos e famílias inteiras

Oferecendo o futebol como porta de entrada, a associação Club Athletico Riopretense desenvolve série de ações educativas, culturais e apoio social que já beneficiaram 320 famílias em Rio Preto

por Luciana Vinha
Publicado em 24/01/2026 às 00:11Atualizado há 22 horas
Da esquerda para a direita: Mouzaniel da Silva, Gabriel Tomaz e Iago Gabriel (Edvaldo Santos 09/01/2026)
Galeria
Da esquerda para a direita: Mouzaniel da Silva, Gabriel Tomaz e Iago Gabriel (Edvaldo Santos 09/01/2026)
Ouvir matéria

Em Rio Preto, uma iniciativa promovida pela associação Club Athletico Riopretense tem transformado a vida da população e já beneficiou 320 famílias. Com foco no esporte, tendo o futebol como uma das principais portas de entrada, o trabalho se expande com projetos socioeducativos e culturais voltados tanto para adolescentes e jovens quanto para idosos.

As ações desenvolvidas pela instituição têm como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado e desenvolvimento pessoal, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O suporte oferecido envolve a participação das famílias e da comunidade, contribuindo para o fortalecimento das redes de apoio e potencializando os resultados alcançados.

Para o público da terceira idade, a associação mantém o projeto “Viver Bem”, que disponibiliza oficinas gratuitas de alongamento e atividades físicas em espaços institucionais e praças públicas. “As ações promovem saúde, bem-estar e incentivam a convivência entre diferentes gerações”, destaca o gestor da organização, Rubens Romanini.

Neste ano, para ampliar o acesso cultural e reforçar o compromisso com a formação integral dos participantes, foi criado um espaço dedicado à literatura. No local, são desenvolvidas atividades lúdicas e educativas conduzidas por uma pedagoga, com o intuito de estimular a leitura, a expressão cultural e o aprendizado de maneira acolhedora e participativa.

Outra novidade é a aprovação da iniciativa social para atuar no Programa Jovem Aprendiz. A partir do próximo ano, serão ofertados cursos profissionalizantes e ações formativas, destacando sua atuação na preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. “Contribuiremos para ampliar perspectivas de futuro, autonomia e inserção social dos participantes”, afirma Romanini.

Inspiram

O trabalho realizado pela associação Club Athletico Riopretense é perceptível na vida dos participantes e de seus familiares. Após ingressar no projeto, o adolescente Mouzaniel da Silva Pinheiro, de 14 anos, relata mudanças significativas em sua rotina e comportamento. “Deixei de ficar em casa sem fazer nada, fiz novos amigos e passei a me sentir mais motivado. O esporte contribuiu para minha saúde e me ensinou a lutar e a não desistir do que quero. Aprendi a ser mais organizado na escola, respeitoso com a família e entendi a importância da disciplina e do trabalho em equipe”, afirma.

Para sua mãe, Raquel da Silva, o filho, que antes passava grande parte do tempo no celular e não demonstrava interesse por esportes, voltou a gostar de futebol e participa com entusiasmo das atividades do projeto. “Sempre fomos acolhidos com atenção e respeito, o que fez com que ele se sentisse integrado e bem-vindo. Sou muito grata pelo impacto positivo que essa experiência trouxe para a vida dele e de nossa família.”

Para a jovem Geovana Cristina Viera Albregard, de 16 anos, que conheceu a instituição por meio de seu companheiro, Renan Augusto da Cruz, de 18 anos, integrante da oficina de futebol e do grupo de fortalecimento de vínculos, o acompanhamento social oferecido pela Associação foi fundamental em um momento decisivo de suas vidas. “Recebemos acolhimento e orientação. A assistente social nos auxiliou no processo de documentação para que Renan pudesse ingressar no mercado de trabalho, me orientou sobre o acesso ao auxílio-maternidade, além de destacar a importância do meu retorno aos estudos e nos ajudar a superar o receio de matricular nossa filha, Maitê, na creche”, conta.

A assistente social Danielly Xavier Ribeiro Nogueira, afirma que os projetos sociais ligados ao esporte desempenham um papel fundamental que vai além do campo esportivo. “Essas iniciativas atuam também no acolhimento, na orientação e no apoio às famílias, fortalecendo vínculos, promovendo direitos e contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes.”

Segundo o gestor da organização, Rubens Romanini, os resultados confirmam o potencial transformador do modelo adotado. “A experiência demonstra que o esporte, quando integrado à educação, à cultura e ao cuidado social, tem capacidade de transformar trajetórias individuais e fortalecer toda a comunidade”, conclui.

Como participar

As inscrições e informações podem ser obtidas na sede da associação Club Athletico Riopretense, à avenida Romeu Strazzi, nº 1721, sala 14, Jardim Walkíria, ou no espaço do projeto, rua Januário Cunha Barbosa, nº 72, Parque Estoril. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O telefone: (17) 3227-9444. Todas as atividades são gratuitas.

O que é oferecido

Para adolescentes e jovens:

Oficina esportiva de futebol, realizada três vezes por semana no Campo Tangará, além de duas oficinas semanais no espaço do projeto;

Oficina de literatura, com encontros semanais;

Grupo de Fortalecimento de Vínculos, com encontros semanais realizados na sede do projeto e no campo.

Para o público 60+:

Oficina Viver Bem, com atividades de alongamento voltadas à promoção da saúde e do bem-estar, realizadas duas vezes por semana, tanto na sede da instituição quanto em praças públicas.