Diário da Região
Preto no branco

A verdadeira história do samba "Zé do Caroço"

Canção imortalizada pela sambista Leci Brandão é inspirada em relatos reais que aconteceu no Morro do Pau da Bandeira

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 29/11/2018 às 09:18Atualizado em 07/07/2021 às 22:03
Ouvir matéria

Uma das canções mais empolgantes de samba é Zé do Caroço, escrita em 1978 pela cantora Leci Brandão. A letra conta a história verdadeira de José Mendes da Silva, policial aposentado que se tornou uma das lideranças da favela Morro do Pau da Bandeira, que fica ao lado do bairro histórico Vila Izabel, no Rio de Janeiro.

Para se comunicar melhor com a favela, José Mendes resolveu colocar um alto-falante em cima de sua casa para ler notícias, dar notas de falecimento, falar de campanhas educativas, alertas sobre o risco de tempestades. Com o tempo, ele se tornou referência entre os moradores. Se o Zé falava era verdade, diziam.

Quem não gostou da história foi uma dona de casa, casada com um militar, que morava perto da favela. Como era plena Ditadura Militar, ela chamou a polícia para reclamar que o som do alto-falante a incomodava, principalmente na hora de assistir suas novelas na televisão.

De boca em boca, a luta exemplar de José Mendes virou música nas mãos de Leci Brandão, com tom de samba social, com crítica à alienação da população por meio das telenovelas e a necessidade do povo de se organizar para brigar por seus direitos.

A história não para aí. Leci Brandão tentou gravar a música em 1981, mas a gravadora censurou. A cantora rescindiu contrato para lançá-la em outra gravadora. A canção se tornou seu maior sucesso.