Três faculdades de Medicina da região de Rio Preto conquistam nota máxima no Enamed
Entre elas está a Famerp, única instituição pública entre oito da região de Rio Preto; duas faculdades tiraram nota 1 e entraram na mira do MEC

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira, 19, o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), prova anual do Ministério da Educação, conduzida pelo Inep, que avalia a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil e o desempenho de estudantes concluintes.
Das oito faculdades de medicina da região de Rio Preto, três conquistaram o conceito máximo: a Faculdade de Medicina de Rio Preto (única pública da região), o Centro Universitário Padre Albino, em Catanduva, e a Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata, em Barretos.
Por outro lado, duas instituições de ensino privadas obtiveram o conceito 1 (em uma escala que vai de 1 a 5): Unilago (Rio Preto) e Universidade Brasil (Fernandópolis). Elas terão um prazo para apresentarem defesa e estarão sujeitas a suspensão do ingresso de novos alunos.
"Não é caça às bruxas, punição de ninguém. É garantir que principalmente instituições que cobram do aluno, que cobram mensalidades caras, possam ofertar curso de qualidade nesse País", afirmou o ministro Camilo Santana durante coletiva nesta segunda-feira, 19.
O Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec) teve conceito 2. A Faceres, de Rio Preto, obteve conceito 3. Já a Unifev, de Votuporanga, conquistou o conceito 4.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defende as medidas e diz que o Enamed traz o melhor diagnóstico da formação médica no País.
"A formação médica é decisiva para um SUS de qualidade. Ter médicos bem formados, que seguem as novas diretrizes construídas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Educação, é muito importante."
Ao Diário da Região, Paulo Espada, diretor adjunto de Ensino da Famerp, destacou que a faculdade está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo e conta com docentes reconhecimentos internacionalmente.
“A nota 5 é fruto de anos de trabalho dedicado, planejamento estratégico e investimentos consistentes. Esta turma, inclusive, começou sua formação em plena pandemia, enfrentando dois anos de aulas online. Ainda assim, conseguimos manter um padrão de excelência”, afirma.
(Colaborou Agência Estado)
Posicionamento
Em nota, a Unilago afirmou que "esse resultado corresponde a um único componente do sistema de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e não representa, de forma isolada, a qualidade global do curso".
Confira a nota da Unilago:
"O ENAMED não indica diretamente variáveis como o desempenho discente, a qualificação do corpo docente, as condições de infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e a organização acadêmica. Trata-se de um instrumento avaliativo, que, a partir de 2025, passou a ser aplicado de forma anual, o que reforça seu caráter contínuo. Como todo processo de avaliação dessa natureza, os índices estão sujeitos a oscilações ao longo do tempo e não refletem, de maneira isolada, a qualidade da formação médica preconizada e efetivamente desenvolvida no curso.
Ressalta-se que, historicamente, o conceito final do curso de Medicina da Unilago nunca foi inferior a 3, índice considerado satisfatório de acordo com os parâmetros oficiais de avaliação do MEC.
A Unilago mantém uma política institucional de investimentos contínuos e sistemáticos voltados ao aprimoramento da formação médica, com destaque para a modernização e ampliação da infraestrutura física, que inclui a construção de um hospital escola, o fortalecimento dos recursos humanos por meio da contratação e capacitação permanente do corpo docente e a expansão recorrente dos campos de prática e estágio, assegurando experiências formativas alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina.
A instituição utiliza os resultados do ENAMED e demais instrumentos avaliativos como ferramentas técnicas de diagnóstico, voltadas ao aperfeiçoamento acadêmico e à qualificação contínua dos processos de ensino-aprendizagem, reafirmando seu compromisso com a excelência na formação do médico e com a responsabilidade social que norteia sua atuação.
A Unilago permanece à disposição para prestar esclarecimentos adicionais à imprensa e à sociedade."
A Universidade Brasil afirmou que "trata o processo de avaliação e seu respectivo resultado com seriedade e responsabilidade".
Confira a nota da Universidade Brasil na íntegra:
"Diante da divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), a Universidade Brasil ressalta que trata o processo de avaliação e seu respectivo resultado com seriedade e responsabilidade.
Nesse contexto, a Universidade Brasil informa que avalia os critérios utilizados pelo INEP, levando em consideração as regras de cálculo previamente informadas para que a nota divulgada seja reavaliada.
Por fim, importante destacar que, a melhoria da qualidade de ensino faz parte dos principais objetivos educacionais da instituição. Portanto, a Universidade Brasil reforça seu compromisso com a educação e a formação dos estudantes de medicina."