Bandas fazem show de rock em Rio Preto para ajudar tratamento de músico
Artista rio-pretense foi diagnosticado com tumor maligno e passa por tratamento

Apesar de todos os avanços da medicina, o câncer assusta e gera bastante preocupação. Os sarcomas alveolar de partes moles, por exemplo, são um grupo de tumores raros que geralmente atinge as pernas e também as chamadas partes moles, como células de gordura, cartilagens, tendões e nervos periféricos. A melhor estratégia de tratamento depende das características específicas da doença. No entanto, a principal intervenção é a cirurgia, na qual se remove todo o tumor. Em alguns casos, realiza-se quimioterapia e radioterapia para complementar o tratamento.
Em Rio Preto, o músico Marcelo Marques recentemente foi diagnosticado com o sarcoma alveolar de partes moles. Tudo começou em junho do ano passado. O artista fazia a barba quando percebeu que um lado do rosto estava mais inchado do que o outro. Diagnosticado primeiramente como uma íngua no pescoço, que não sumiu com o tratamento com antibiótico, o nódulo foi avaliado por um clínico, que levantou a suspeita da doença, e depois por um oncologista, que detectou o câncer por meio de exames.
O diagnóstico foi uma espécie de soco no estômago. "Aos 43 anos, o artista rio-pretense temeu pela sua vida e também pela sua carreira. Músico há mais de 20 anos, ele foi diagnosticado com um tumor maligno entre a mandíbula e o pescoço, região que está totalmente ligada a voz. A primeira cirurgia foi feita em dezembro do ano passado na Santa Casa. Bem sucedida, a intervenção causou apenas uma leve sequela na voz do artista, pois atingiu um nervo.
Em abril, o artista passou por uma segunda cirurgia, ainda mais complicada, no Hospital de Base, que durou mais de sete horas de duração. O temor da equipe médica e do artista era que a intervenção afetasse a voz dele. “O médico me dizia, estou preocupado com a sua carreira, mas estou mais preocupado com a sua vida. Não adianta ter voz, mas não ter vida. Eu confiei no médico”, afirma Marques.
Nestes casos, além de remover o tumor, retira-se um pouco do tecido das imediações, o que reduz o risco de recidiva e a voz do artista poderia ser comprometida. A intervenção, no entanto, foi um sucesso e ele acordou falando com a equipe médica. No entanto, três dias depois ele precisou ser internado por causa de uma infecção. Foi preciso fazer outra intervenção no pescoço, que demorou muito para cicatrizar.
Nos últimos meses, o artista precisou ficar em casa, em isolamento, pois a região não podia ficar exposta. Para ficar bem fisicamente, ele tem feito tratamento fonoaudiológico para conseguir resgatar a dicção mais próxima do que tinha antes da doença. O tratamento complementar também inclui fisioterapia e muita fé em Deus.
Apesar do temor, Marcelo Marques não desanimou. O artista conta que só conseguiu segurar a barra graças ao apoio de muita gente. “Deus encaminhou os melhores profissionais da saúde. Também tive a força dos meus amigos, familiares e músicos. Me senti fortalecido com todo apoio para não desanimar e seguir, mesmo com os obstáculos.”
Casado com Michelle e pai de Marina, uma garotinha de apenas 5 anos, o músico agradece a dedicação delas. Agora, ele aguarda os resultados de novos exames para saber se vai ser preciso fazer radioterapia. “No entanto, estou tendo paciência porque quero o melhor tratamento para acabar para valer com o tumor. Estou focado na cura para voltar aos palcos e a rotina normal.”
O artista, que estava trabalhando em carreira solo com a Marcelo Marques Rock Band (www.instagram.com/marcelomarquesrockband/), está sem trabalhar durante este período de tratamento. Em duas décadas de carreira, ele já integrou bandas como Banda Megido, Radiológica, Revestres, Rock Page e Mister Rock. Sua esposa, Michelle, é autônoma e vende sapatos. “Não estamos passando necessidade, graças a Deus. Estamos recebendo apoio psicológico ou até ajuda financeira de várias pessoas. Estamos seguindo. Sou grato a toda a ajuda, oração e positividade.”
Solidariedade
No entanto, sabendo da necessidade de manter financeiramente uma casa, os amigos músicos de Marques farão um evento especial neste domingo, 10, com renda em revertida para o músico. As bandas De Rock, Nasal Rock Trio, Rocket Pop Rock e RP 1406 farão shows, a partir das 15h, no Quintal Food Park, localizado na rua Presciliano Pinto, 2399, na Boa Vista.
Toda renda da portaria será revertida para o músico. O público também pode levar uma doação para ajudar a Casa de Apoio ao Paciente Adulto Carente com Câncer (Capacc). Como sugestão, é solicitada a doação dos seguintes produtos: papel higiênico, desinfetante; sabão em pó, vinagre, óleo, feijão e água sanitária.
A ação solidaria entre músicos da cidade já foi feita alguns anos atrás, quando Fernando Nasal, da Nasal Rock Trio, foi diagnosticado com leucemia mielóide aguda e passou por um longo tratamento. O músico, que sentiu o poder da solidariedade na época, hoje é um dos artistas que vão fazer o show no Quintal Food Park. Informações: (17) 3234-4471 e Instagram @quintalfoodpark.