Dom Orani avisa papa que vai sair

O papa Leão 14 aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo cardeal do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, mas solicitou que ele permaneça no cargo por mais dois anos, para dar tempo ao Vaticano de escolher seu sucessor.
“O Santo Padre Leão XIV acolheu a minha renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, apresentada conforme as normas do Direito Canônico. Ao mesmo tempo, o papa determinou que eu permaneça à frente desta amada Igreja por mais dois anos, até que seja nomeado o meu sucessor”, declarou dom Orani em comunicado público.
O cardeal, que já foi bispo de Rio Preto, apresentou sua renúncia ao completar 75 anos, idade em que, conforme o Direito Canônico, membros do alto clero devem se aposentar. Pela norma, ao atingir essa idade, o cardeal é solicitado a apresentar sua renúncia ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, decide as providências a serem tomadas.
“Recebo esta missão renovada com gratidão e confiança, certo de que o Senhor nos chama a viver este tempo como oportunidade de fortalecer a fé, a comunhão e o ardor missionário de nossa Igreja”, concluiu o cardeal.
Com a entrega da carta de renúncia de dom Orani, o Vaticano começa o processo de escolha do novo cardeal do Rio de Janeiro. O religioso está no cargo desde 2009 e deve ficar até 2027.