X
X

Diário da Região

10/09/2015 - 12h15min

Saúde

Terapias de frio e de calor: quando e como utilizá-las

Saúde

Stock Images/Divulgação O uso do frio ou do calor gera dúvidas (Foto:Stock Images/Divulgação)
O uso do frio ou do calor gera dúvidas (Foto:Stock Images/Divulgação)

Possivelmente, por recomendação médica ou de um amigo, em algum momento da sua vida você já tenha utilizado a terapia do calor ou do gelo para tratar um desconforto físico ou alguma lesão. Afinal, este é um tipo de tratamento que pode ser realizado em diversas ocasiões e, por ser tão abrangente, sempre surgem dúvidas em relação a qual terapia usar. "O uso do frio ou de calor é uma prática antiga e bastante comum entre as pessoas, por isso, é normal surgirem dúvidas”, diz o fisioterapeuta Regis Severo. Ele na área de pesquisa e desenvolvimento da Mercur e explica em quais situações é indicado o uso de cada um.


1 - Torci meu tornozelo. Qual o tratamento mais indicado? Frio ou calor?
Tanto o calor quanto o frio podem auxiliar na redução da dor. Porém, antes de utilizar uma das fontes térmicas é importante observar se seu tornozelo apresenta uma inflamação aguda. Você pode fazer isto observando se após fazer algum esforço ou nas mudanças de temperatura seu tornozelo, além de dolorido fica inchado e/ou febril, caso isto aconteça você não deve utilizar calor, pois o inchaço pode aumentar em virtude do aumento da circulação sanguínea local, que é uma das consequências da aplicação do calor. Neste caso o melhor seria utilizar o frio. Caso você não apresente estes sinais inflamatórios e seu tornozelo, além de dolorido se torna rígido (há dificuldade de movimentar o pé) o calor poderá lhe auxiliar, pois promoverá um relaxamento muscular local que facilitará o movimento e aliviará a dor. 

 

2 - Após jogar bola posso fazer uso da terapia do frio?
A aplicação de gelo após a prática de alguma atividade física é bastante comum e não há nenhum problema em fazê-lo. O gelo auxilia na redução da dor e este é um dos principais benefícios desta aplicação. 

 

3 - A termoterapia pode auxiliar pessoas que têm problemas na lombar, como hérnia de disco ou bico de papagaio?
Sim, a aplicação de calor para hérnia de disco ou bico de papagaio é indicada. O calor auxilia no relaxamento muscular da região, uma vez que os músculos nestas situações normalmente nestas situações estão sobrecarregados e tensionados, pois é uma forma do nosso organismo nos proteger de movimentos que nos causam dor. De qualquer forma, vale ressaltar que é sempre importante que um profissional da saúde oriente o paciente quanto à terapia mais indicada em cada caso. Mesmo porque, é importante ter cuidado em regiões que apresentam uma inflamação aguda. 

 

4 - Para dores causadas por tensão nos ombros qual é a melhor terapia? Frio ou calor?
Esta é uma queixa muito comum entre as pessoas, principalmente em épocas em que estamos sobrecarregados nas nossas atividades diárias. As dores nas regiões dos ombros e costas se manifestam normalmente em virtude da tensão dos músculos desta região. A aplicação de calor pode auxiliar na redução da tensão muscular, reduzindo assim as dores. 

 

5 - Quando o uso da bolsa de água quente é indicado?
O uso da termoterapia por meio da aplicação do calor seja com bolsas para água quente ou outros meios de aplicação é indicada para diversas situações. Após a fase inflamatória das lesões (normalmente após 42 a 72 horas do trauma) o calor pode ser aplicado para promover a redução da dor, promover o relaxamento muscular e facilitar o movimento. Os efeitos da termoterapia por meio do calor incluem ainda a melhora do metabolismo local, o que é benéfico para promover a cicatrização dos tecidos lesionados. 

 

6 - Qual terapia é mais adequada para tratar lesões que causam inchaço?
Logo após as lesões ou traumas, quando o objetivo é evitar o aumento do inchaço, o mais indicado é utilizar o frio, pois ele causa a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) o que reduz o fluxo sanguíneo local, auxiliando na redução da hemorragia. Além disso, o frio é um eficiente analgésico e anti-inflamatório natural. No entanto, vale ressaltar que o uso do frio e do calor pode auxiliar nas mais diversas situações, porém isto não substitui a necessidade de procurar um médico ou um profissional da saúde para avaliar cada situação. 

 

7 - No inverno é muito comum as pessoas ficarem com seus pés "congelados", principalmente em pessoas com mobilidade reduzida. É correto o uso da bolsa térmica para aquecer os pés?
Realmente no inverno muitas pessoas ficam com os pés congelados e aquecê-los nos traz uma sensação de bem-estar. Você está fazendo o correto sim. Além de aplicar o calor para o aquecimento dos pés, movimentá-los também ajuda bastante, pois estimula a circulação sanguínea. É importante salientar que é preciso ter cuidado com a temperatura da fonte de calor para evitar queimaduras. Utilizar uma toalhinha em torno da bolsa ou de outro produto é uma das formas de prevenir estas intercorrências. 

 

8 - É possível alternar compressas quentes e frias durante a recuperação de lesões ou após a prática de alguma atividade física?
Normalmente, as compressas frias e quentes alternadas auxiliam na redução da dor e melhora do processo inflamatório. Porém, se você está no início da sua recuperação, procure iniciar apenas pela aplicação de frio, para auxiliar no processo inflamatório agudo (inicial). Caso esteja sendo acompanhado por algum profissional de saúde é interessante também conversar com ele para entender melhor seu caso e como você está evoluindo.  

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso