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Diário da Região

28/12/2016 - 20h23min

Exercício Físico

Tendências FITNESS

Exercício Físico

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Antes de começar o projeto verão, que tal conhecer as dez tendências fitness para 2017? A cada ano, novas modalidades vêm sendo criadas ou adaptadas para tornar a perda de peso e o fortalecimento muscular mais fáceis e eficazes. Além disso, muitas delas são ótimas para quem não tem tempo para ir à academia. Todos os anos, o American College of Sports Medicine (ACSM) realiza a pesquisa "Worldwide Survey of Fitness Trends" para identificar as atividades, modalidades e programas que estão crescendo e se desenvolvendo com maior força nas academias de todo o mundo.

As escolhas são feitas a partir da opinião de especialistas da área. Para 2017, foram mais de 1,8 mil entrevistados. Profissionais fitness da Ásia, Europa, Austrália, África, América do Norte e América do Sul participam, informando quais são as atividades físicas e técnicas que estão tendo maior crescimento. Os aparelhos eletrônicos que há algum tempo chamam a atenção dos praticantes de esportes, desta vez, passaram a ocupar a primeira posição no ranking. "Qualquer um hoje consegue contar passos ou ver quantas calorias queimou com uma pulseira ou um celular", diz o médico do esporte Walter Thompson, principal autor do levantamento.

"Essas informações podem ajudar a avaliar o condicionamento físico e estimular escolhas mais saudáveis", complementa. O preparador físico Marcio Atalla lembra que é essencial escolher algo prazeroso e regular, pois não adianta começar e parar depois de um curto período. Tenha como referência: é preciso andar 10 mil passos por dia para ser considerado uma pessoa ativa. Pense que as opções são infinitas, basta encontrar uma que te agrade - dança, corrida, luta, atividades ao ar livre, academia. "Mais de 45% da população brasileira é sedentária, o que é uma preocupação, pois o nosso corpo depende das atividades físicas para funcionar melhor. Além de impactar nos hormônios, evita problemas cardíacos, obesidade, aumento de peso e contribui com o funcionamento do metabolismo e movimento das articulações", diz.

Avaliação médica antes de qualquer coisa

Nesta época, é comum as pessoas correrem contra o tempo para perder peso. Porém, é necessário ter alguns cuidados, pois o exercício em excesso e sem orientação médica pode causar problemas cardiológicos e lesões musculares. Segundo o cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Alexandre Alessi, as atividades exigem uma boa saúde e integridade cardiovascular. "Muitas pessoas podem ter alguma doença e não sabem, correndo o risco de sofrerem complicações.

Por isso, é prudente procurar um especialista", alerta. Para evitar preocupações, ele recomenda aos sedentários do inverno que agora querem virar os atletas de verão considerar a capacidade física de cada um e a modalidade do esporte que será realizada. "O ideal é começar com uma atividade aeróbica de 30 minutos diária, verificando sempre se há sintomas de cansaço. O uso de frequencímetros ou monitores de frequência cardíaca pode ajudar." 

Fique de olho

1) Dispositivos eletrônicos

Vão de pulseiras que medem a frequência cardíaca a aplicativos capazes de montar percursos de corrida. A principal característica deles é preservar a motivação para se exercitar. Você pode encontrar essa tecnologia e fitness em trackers (monitores de desempenho), smartwatches (relógios inteligentes), relógios com GPS, roupas com sensores e sensores de ritmo cardíaco

2) Treinamentos funcionais

O próprio nome já diz tudo: a estratégia do treino é funcional. Exercícios de coordenação, equilíbrio, agilidade e força ocupam cada dia mais espaço nas academias

3) Exercício intervalado de alta intensidade (High-Intensity Interval Training (HIIT)

O treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT, envolve rajadas curtas de atividade física seguidas por um curto período de descanso ou recuperação e atividades mais leves. Esses programas de exercício são normalmente realizados em menos de 30 minutos

4) Treinar com profissionais qualificados

Uma grande tendência capaz de ajudar no projeto verão 2017 é contar com a orientação de gente especializada, capaz de criar um plano de exercícios agradável, seguro e eficaz. Todo mundo quer estar nas mãos de profissionais bem preparados

5) Treino de força

Práticas que visam a fortificar os músculos. Tudo bem que essas práticas estão longe de serem uma novidade, porém, seus benefícios, cada vez mais evidenciados por estudos científicos, alçaram-na para a parte de cima do ranking

6) Exercícios em grupo

Quem anda pelos parques e avenidas da cidade e até mesmo academias certamente já deparou com grupos fazendo atividade física. Eles estão ganhando espaço por sua capacidade de motivar pessoas. Os laços que se formam em turmas de corrida, de ciclismo ou do que for incentivam a prática esportiva, além de firmarem um compromisso

7) Movimentação no tratamento médico

Os entrevistados da pesquisa garantem que tem se tornado cada dia mais comum encontrar médicos que receitam atividade física como parte do plano terapêutico para a cura de diferentes doenças

8) Ioga

Essa atividade, apesar de milenar, é considerada uma tendência. São inúmeros os estudos que mostram os benefícios do ioga para o corpo e a mente

9) Treinamento com personal

Ele continua no ranking dos 10 favoritos. Cada dia mais pessoas buscam o auxílio de um personal trainer para elaborar treinos personalizados e acompanhamento direto de suas atividades. Treinar com um personal pode aumentar a motivação, a adesão e a interação na academia. Além de controlar seu objetivo e resultado, o treinamento se torna altamente "premium" e focado

10) Exercícios para emagrecer 

Possivelmente o aumento nos índices de obesidade pelo mundo tenham colocado no ranking o uso das atividades físicas com foco na perda de peso

Fonte: American College of Sports Medicine (ACSM) 

 

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