X
X

Diário da Região

23/03/2015 - 15h50min

Folhas e ervas sempre frescas

Temperos que podem ser replantados

Folhas e ervas sempre frescas

Banco de Imagem Para plantar hortelã é necessário um vaso que tenha furos embaixo, pois precisa de solo drenado e de muita água
Para plantar hortelã é necessário um vaso que tenha furos embaixo, pois precisa de solo drenado e de muita água

 

Você adora temperar todo tipo de comida com folhas e ervas? Que tal contribuir com o verde e optar por essas delícias que além de saudáveis, são super fáceis de replantar e cultivar.

Algumas são cultivadas em água e outras na terra que segundo a especialista Esther D´Avila Ganassim precisa conter: 1/3 do recipiente de pedra ou brita, 2 partes de terra vegetal, 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca) e 1 parte de areia. Gostou da ideia?

 

 

 

 

Confira  então como reaproveitar, com dicas caseiras, cada um deles e ter sempre tudo fresquinho:

 

Cebolinha: Quando for usar a cebolinha separe toda a parte branca e um pedaço da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe em um local ensolarado e dentro de poucos dias, elas começarão a crescer. Para isso é bom lembrar de trocar a água todos os dias. Se tiver um quintal, também poderá replantar em vasinhos e ainda criar uma decoração especial.


Manjericão: Hummm que cheirinho bom esse tempero deixa no ar. Para Separe mais ou menos três pares de hastes, em seguida corte-as no tamanho de uns 10 a 15 cm, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, e deixe apenas algumas folhas na parte superior. Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em lugar ensolarado, lembrando de trocar a água de dois em dois dias. Repare quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm; esse é um sinal de que é hora de replantar em vaso médio, grande ou ainda em uma floreira, pois a plantinha precisa de espaço e de sol.

 

Hortelã: Se assemelha ao manjericão na forma do cutivo, porém se deve ficar atento: precisa além de vaso maior, que esse tenha furos embaixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca.

 

Salsão: Para o cultivo do salsão, basta cortar no talo, uns 5 cm, e deixar em uma vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre . Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar e deixe em um local ensolarado. Algumas folhinhas amarelas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água.

 

Alho poró: Da família da cebolinha e também pode brotar fácil na água. Para isso, corte o talo com a parte da raiz, por volta de 5cm e coloque em um recipiente não muito fundo com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se o clima estiver muito quente replante em um vaso com terra.

Cuidados especiais que a arquiteta urbanista e designer de interiores, Esther D´Avila Ganassim ressalta: expor à luz natural, com mínimo 2h diárias, regar regularmente (no ínicio da manhã ou no final da tarde), evitando o encharcamento e não esquecer da limpeza regular, removendo folhas velhas e amareladas.
 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso