X
X

Diário da Região

11/10/2015 - 01h36min

Alimentação saudável

Sem glúten e lactose, mas com sabor

Alimentação saudável

Guilherme Baffi NULL
NULL

Aprender a ter uma alimentação sem glúten pode ser um desafio. Além disso, muitas pessoas enfrentam um problema adicional: têm de evitar lactose. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e em seus derivados como bolachas, massas, pães, cerveja, uísque e mais uma infinidade de produtos industrializados. Ele é causador da doença celíaca, que é a alergia à substância, um fato absolutamente comum. Não existe um número oficial de portadores da doença. A própria Federação Nacional das Associações dos Celíacos no Brasil estima que uma a cada 100 pessoas seja portadora da doença. 

Sua dieta fica ainda mais limitada se você tem intolerância ou alergia à lactose. Entretanto, uma dieta sem glúten e sem lactose ainda pode ser nutritiva, variada e saborosa. "Existem opções muito saborosas", diz a empresária  Creusa Manzalli de Toledo. A intolerância à lactose, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, é uma desordem metabólica onde a ausência da enzima lactase no intestino determina uma incapacidade na digestão de lactose (açúcar do leite). Um simples copo de leite ou um pedaço de queijo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose. A pessoa sente náusea, gases, inchaço, diarreia e assadura. 

No Brasil, a dificuldade de digerir a lactose ocorre em cerca de 20% a 25% dos indivíduos, segundo mostra a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. "Os alimentos sem glúten tem um sabor diferente, mas muitas pessoas sentem prazer em comer", diz José Lúcio Lopes, proprietário da Lúcio&aera, loja de produtos naturais.

ONDE COMER COMIDA PRONTA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE EM RIO PRETO:

Arte e Sabor
:: Rua Manoel Pina, 98 Bairro São Pedro (17) 30127147

Restaurante Grindélia
:: Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1320 A Jardim Morumbi (17) 32169505

 


ONDE COMPRAR PRODUTOS PRONTOS CONGELADOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE EM RIO PRETO:

MUNDO VERDE
:: Rua Bernardino de Campos, 3563, Centro (17) 33536213

ARMAZÉM GRINDÉLIA
:: Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1320 A, Jardim Morumbi (17) 32169505

LÚCIO&VERA COMÉRCIO DE PRODUTOS NATURAIS
:: Rua Boa Vista, 951, Boa Vista (17) 32344032


OPÇÕES PARA INTOLERANTES À LACTOSE:

:: Leite com baixa lactose, leites de soja, de arroz, de amêndoas e de batata. Queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia


TABULE DE QUINUA

INGREDIENTES:

200 gramas de quinua
quilo de tomate
6 folhas de hortelã
quilo de pepino
2 pés de alface
2 limões
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a quinua por cerca de 10 minutos, escorra e deixe esfriar. Pique o tomate, o hortela, a alface e o pepino e misture os ingredientes. Tempere com limão e sal.

Fonte: Armazém e Restaurante Grindélia

 

OPÇÕES PARA FUGIR DO GLÚTEN:

Grãos e farinhas - Arroz (e farinha de arroz e creme de arroz), milho (e maisena), quinua, amaranto, feijão, ervilhas, grão de bico, lentilha, trigo sarraceno
 
Tubérculos e suas farinhas - Batata, batata doce, mandioca, inhame, cará, polvilho (doce e azedo), goma de tapioca, fécula de batata, sagu e araruta
 
Pães, biscoitos e massas - Pães sem glúten, biscoitos de polvilho, de soja de arroz e de milho, massas isentas de glúten, tapioca
 
Bebidas - Água, água de coco, suco de fruta e café
 
Condimentos - Alho, cebola. Tomate, pimentão, pimenta em grãos, alecrim, salsa, cebolinha, tomilho, orégano, manjericão e sálvia
 
Proteínas - Carnes (boi, peixe, franco, porco, rã, cabrito, cordeiro) e ovos
 
Doces - Chocolate amargo, geleia de frutas sem adição de açúcar, alfarroba)
 
Hortaliças - Todas (cenoura, chuchu, beterraba, abóbora, vagem, couve-flor, couve, espinafre, bertalha, agrião, auipo, alho poró, entre outras)

Frutas - Todas (abacaxi, abacate, amora, açai, coco, banana, caqui, carambola, cereja, framboesa, laranja, limão, tangerina, morango, uva, pera, maça, manga, melão, mamão, melancia, entre outras)
 
Semente e oleginosas - Todas (castanhas, amendoins, nozes, avelãs, macadâmia, pistache, amendoa de cacau, gereglim, linhaça, chia, semente de girassol, semente de abóbora, entre outras)
 
Gorduras - Azeite de oliva
 
Fonte: Federação Nacional das Associações dos Celíacos no Brasil 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso