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Diário da Região

23/03/2015 - 11h50min

Sua pele merece cuidados

S.O.S. pele

Sua pele merece cuidados

Strock images/Divulgação Alimentação saudável é aliada da pele
Alimentação saudável é aliada da pele

Diversos especialistas em saúde já provaram por meio de pesquisas que saúde e bem-estar são resultados diretos de uma alimentação equilibrada e saudável. A dica vale para manter o bom funcionamento de todos os órgãos, incluindo a pele. Nesse caso, a primeira orientação é consumir alimentos fonte de antioxidantes. De acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo Ariane Braz Antonio, é possível eleger alguns alimentos que fazem bem à pele. "Com o consumo de alimentos antioxidantes, espera-se resgatar a capacidade da célula de manter a hidratação, reconstituir os tecidos de elasticidade da pele e restabelecer mudanças provocadas pelos raios solares. Entre eles estão a flacidez, as manchas, os ressecamentos e as rugas", afirma Ariane.

Ariane fez uma lista de 11 alimentos que devem entrar na dieta com o objetivo de cuidar e tratar da pele.

Silício: Componente encontrado na pele e cartilagens. Auxilia na mineralização óssea. Fontes alimentares: aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e feijão;

Coenzima Q10: Previne a oxidação de lipídios (gordura) e está diretamente relacionada ao envelhecimento. Fontes alimentares: espinafre, amêndoas, pimentão, pistache. sardinha, amendoim, nozes e semente de gergelim;

Semente de uva: Aumenta níveis de Vitamina C no organismo, inibe a destruição de colágeno e oxidação lipídica. Previne o envelhecimento por manter a integridade dos vasos, tecidos conjuntivos e pele, além de proteger o sistema cardiovascular;

Magnésio:Antiestresse, anti-infeccioso, cardioprotetor e atua na manutenção da temperatura corporal. Sua ação combate acne, dermatoses, manchas senis, verrugas, obstipações crônicas e aumenta a hidratação da pele. Fontes alimentares: cereais integrais, soja, folhas verdes, legumes e frutas (maçã/limão).

Zinco:Sua deficiência está relacionada ao envelhecimento precoce. Atua como cofator em muitas enzimas, auxilia na digestão, na regeneração celular e cicatrização. Fontes Alimentares: carnes, peixes, leguminosas (lentilhas), cereais integrais, vegetais, açafrão e gengibre.

Manganês: Essencial na formação óssea e metabolismo de aminoácidos, colesterol e carboidratos (açúcares). Sua deficiência resulta em redução na produção de insulina, aumenta processos oxidativos, prejudica o fator de crescimento e promove anormalidades esqueléticas. Fontes Alimentares: frutas oleaginosas, grãos, cereais integrais, gema de ovo e folhas.

Selênio: Essencial para a formação da enzima antioxidante Glutationa peroxidase. Fontes alimentares: carnes, aves, frutos do mar, cereais, castanha-do-pará, farinha de trigo, gema de ovo e pão francês.

Cobre: Responsável pela formação de tecido conjuntivo, do metabolismo do ferro e na formação de melanina na pele. Fontes alimentares: fígado, cereais integrais, legumes e frutas (pera).

Vitamina C: Antioxidante natural, ela protege a vitamina E e o ácido fólico. Além disso, previne a peroxidação lipídica, produz e mantém o colágeno e atua na oxidação de proteínas. Fontes alimentares: pimentão verde e vermelho; brócolis; couve de Bruxelas; couve flor; morango; espinafre; e frutas cítricas.

Vitamina A: Atua sobre o fator de crescimento da pele, bem como na produção de melanina. Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros; legumes laranja-escuro; batata doce; cenoura; couve; espinafre; e abóbora.

Vitamina E: Função antioxidante eficiente. Fontes alimentares: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol, ovos, leite e fígado. soja, sementes de girassol, ovos, leite e fígado. 

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