X
X

Diário da Região

03/05/2016 - 10h49min

Estudo

Prepare-se para ter bons resultados nas provas

Estudo

Divulgação Estudar horas seguidas nem sempre é sinônimo de melhor desempenho (Foto: Divulgação)
Estudar horas seguidas nem sempre é sinônimo de melhor desempenho (Foto: Divulgação)

Concursos públicos, seleções de emprego, vestibulares, Enem ou mesmo provas da faculdade e colégio necessitam de dedicação para conquistar uma vaga ou colocação de destaque. Segundo o Master Coach especialista em Programação Neurolinguística do Instituto IDEAH, William Ferraz, o ideal é fazer um planejamento de estudo e obedecer uma rotina. “Antes de iniciar seu estudo faça um planejamento, incluindo os temas de estudo e o tempo para cada um deles. É essencial reconhecer as facilidades e dificuldades das matérias e de forma muito consciente, aproveite o tempo para conseguir superar tais dificuldades”, diz o especialista.

 

Estudar por horas não é sinônimo de bom desempenho

Estudar muitas horas seguidas nem sempre é sinônimo de melhor desempenho, pois sobrecarregar a mente não fará assimilar todo o conteúdo desejado. “Siga os limites de seu corpo e de sua mente, lembrando que cada indivíduo possui limites distintos. Faça intervalos curtos a cada uma ou duas horas de estudo, alterando a posição que se encontra, alongando a coluna, braços e pernas, respirando mais profundamente de forma consciente e até mesmo tomando água”, explica William Ferraz.
O ideal é ter, pelo menos, um mês de preparo e planejamento para se destacar numa prova ou teste. Nesses dias é essencial manter-se equilibrado emocionalmente para conseguir desenvolver todo o potencial e acessar todo o conhecimento. Siga as dicas do especialista para cada período de estudo e consiga o seu melhor.

 

Faltando um mês

- Organize seus horários e faça um planejamento efetivo de estudo neste período de um mês.

- Quando realizar seu planejamento é essencial ficar muito claro qual ou quais disciplinas (matérias) serão estudadas e o tempo dedicado para cada assunto. Para realizar tal planejamento pense especificamente em cada ponto que você deverá estar preparado para o exame.

- Distribua seu tempo para poder revisar a maior quantidade de conteúdo, colocando em primeiro lugar a matéria que encontra mais dificuldade e para o final da lista aquela matéria que você possui maior facilidade e consequentemente, uma revisão em um curto período já poderá ser efetiva.

- Siga fielmente o seu planejamento com relação ao conteúdo programado para estudo, bem como o número de horas diárias.

- Faça uma lista de “dúvidas” e tente buscar explicações com professores, outros colegas. É importante não “emperrar” num único ponto.

 

Faltando 15 dias

- Organize seus horários para fazer um planejamento do tipo revisão geral de todas as disciplinas/matérias. Pense numa revisão que possa auxiliar nos temas que serão abordados no estudo.

- Inicie seu planejamento abordando as matérias que apresenta maior dificuldade, deixando para o final da lista os assuntos que possui mais facilidade.

- Siga fielmente seus horários e cronograma de estudo.

 

Faltando uma semana

- Planeje seus horários e de forma a seguir uma rotina bastante rígida foque em estudar pontos específicos que são muito importantes para o seu exame e tenha consciência que nesta fase não será possível rever toda a matéria. Por essa razão é essencial que determine de forma muito clara quais os pontos que serão estudados.

- Nesta fase faça exercícios para verificar o conhecimento que adquiriu após o estudo.

 

Faltando um dia

- Sinta o que é melhor para você. Você poderá sentir que o melhor será estudar algum tópico ou fazer exercícios de revisão. Então faça. Lembre-se que 24 horas é um tempo bastante razoável.

- Você poderá sentir-se muito nervoso e estressado e seu corpo pede um descanso. Então descanse, pois você merece descansar e isso poderá contribuir para que você esteja mais focado e atento durante o exame.

- Talvez você sinta vontade de sair com um amigo ou simplesmente conversar com alguém próximo. Faça isso, porque poderá contribuir significativamente para que se sinta mais tranquilo e com mais energia durante o exame.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso