X

Diário da Região

30/06/2015 - 11h55min

Saúde

Pilates combate dores

Saúde

Stock Images/Divulgação O pilates também pode ser usado como tratamento para o AVC, em que o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas
O pilates também pode ser usado como tratamento para o AVC, em que o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas

Você fica muito tempo sentado no trabalho? Se sim, cuidado. Segundo Eliane Coutinho, PHD em Pilates, a posição é o mal do século XXI e causa muitas dores lombares. No entanto, o pilates pode ser um bom aliado para evitar a retificação da coluna lombar (a perda da curvatura fisiológica), que sobrecarregar os componentes passivos da coluna (disco intervertebral, ligamentos, nervos, etc.) podendo gerar um quadro agudo de dor significativa a qual pode tornar-se crônica.

A especialista explica que quando sentamos numa cadeira, todo o peso da parte superior do corpo é direcionado para a pelve, sem transferência das forças de sobrecarga para os quadris, músculos dos membros inferiores ou abdômen. Isto resulta em cargas elevadas para as articulações lombares mais inferiores como L4-L5 e L5-S1 (principais sequelas as famosas hérnias de disco).

A falta da ativação dos músculos profundos (músculo transverso do abdômen e multífidos) que estabilizam (que controlam os micros movimentos lesivos) a coluna lombar sofre um outro agravante, pois a ausência de ativação constante deixa-a instável (“frouxa”) perpetuando os quadros álgicos.

O pilates, neste caso, promove a organização da coluna neutra (manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral) diminuindo as sobrecargas nas estruturas que envolvem as vértebras, o fortalecimento dos músculos estabilizadores e a mobilidade segmentar da coluna.

Criada pelo alemão Joseph Pilates, o pilates ainda fortalece a musculatura e consegue um realinhamento da postura preparando o corpo para as atividades físicas. “O pilates trabalha com movimentos que exercitam todo o corpo, prevenindo lesões e garantindo o bem estar do aluno”, afirma Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.

O pilates é feito com acompanhamento de um professor e aparelhos específicos para realizar os exercícios. “Pode ser feito com bola e aparelhos como: Cadillac que trabalha a flexibilidade, Reformer, Step Chair, entre outros”, diz Mariana.

As especialistas Ticiane Cruz e Inês Artaxo também sugerem a técnica para pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral). Neste caso, a prática contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora, já que favorece o fortalecimento e alongamento dos músculos, aumentando a mobilidade das articulações com movimentos realizados sem pressa e com controle.

O pilates atua como complemento para o tratamento diante do controle e fortalecimento muscular proporcionado pela prática, pois trabalha o corpo e a mente aliado à respiração e prioriza os limites de cada praticante. “Por meio dos exercícios, o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas seja novamente restabelecida.”

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso