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Diário da Região

12/07/2015 - 00h00min

SAÚDE

Os benefícios do Pilates para os homens

SAÚDE

Divulgação Pilates foi uma das atividades usadas para a reabilitação do lutador Anderson Silva, que fraturou a perna em 2013
Pilates foi uma das atividades usadas para a reabilitação do lutador Anderson Silva, que fraturou a perna em 2013

Ainda que aos poucos, os homens estão se encontrando no pilates. Apesar de praticada na maioria por mulheres, a modalidade esportiva tem sido incluída na rotina de atletas como o lutador Anderson Silva, o surfista Gabriel Medina e o time do Corinthians, e copiado pelos outros representantes do sexo masculino.

Criado pelo acrobata Joseph Pilates, que treinava outros homens - entre eles o lutador de boxe Max Schmeling -, a modalidade só não é mais praticada pelo sexo masculino por preconceito ou falta de conhecimento. Afinal, além de trabalhar flexibilidade, respiração e equilíbrio, com o pilates, o homem consegue “chapar” a barriga, tonificar os músculos e aumentar a disposição sexual - benefícios que interessam (e muito) a eles.

Atualmente, a porta de entrada dos homens para o pilates são as lesões. “A maioria chega com o joelho machucado, com dor nas contas e outros problemas. Quando conhecem realmente a metodologia da modalidade, não a abandonam. Se os homens praticassem pilates acompanhados de outras atividades, se machucariam menos”, diz a fisioterapeuta Rosiley Cosenza Dourada, do Cosenza Fisioterapia - Studio Pilates Center.

Foi o que aconteceu com o empresário Osmar Antonio Manchini, 54 anos. Há 3 anos, um médico recomendou que ele praticasse pilates para tratar uma lesão na perna. “Eu achei que trataria em seis meses a lesão e não fosse praticar mais a atividade. Hoje, eu faço pilates três vezes por semana. Não sinto mais dor nem nas minhas costas e ainda percebo mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Além de ter emagrecido três quilos e ganhado mais músculos”, conta.

O veterinário Otávio Dias Chaves Neto, 37 anos, também começou a praticar pilates por causa de uma lesão no joelho, que sofreu enquanto treinava na academia. Ele já conhecia a modalidade - a mulher dele pratica pilates -, mas nunca imaginava que fosse virar um “pilateiro”. “Não que eu tivesse preconceito, mas não achava que fosse contribuir para a minha rotina. A gente sempre imagina que a aula é tranquila, mas não é. Não tenho problema nenhum de falar que faço pilates”, afirma o veterinário, que pratica pilates há três meses.

 

surfista Gabriel Medina Além de correr, pular corda e surfar, o campeão mundial de surfe Gabriel Medina pratica pilates duas vezes por dia para treinar força e equilíbrio sobre a prancha

A lesão no joelho do veterinário já foi tratada, mas ele decidiu acrescentar o pilates à rotina de atividades físicas dele. “Você percebe uma melhora no geral. Eu jogo basquete e nado também, e o desempenho é outro. No basquete, estou com mais agilidade. Além da tonificação dos músculos.”

Segundo o especialista em pilates e professor da clínica Center Life, Flávio Davanzo, os homens levam vantagem no pilates, quando o assunto é força e musculatura. “As mulheres possuem mais flexibilidade, já os homens têm na genética a força muscular, por isso, eles desenvolvem melhor os exercícios calistênicos, que usam o próprio peso do corpo para fazer força.”

O pilates é também uma das modalidades esportivas praticadas pelo surfista Gabriel Medina. Ele pratica duas vezes por dia, acompanhado de corrida e corda. A atividade auxilia no equilíbrio, força e concentração em cima da prancha.

A modalidade foi usada também na reabilitação de Anderson Silva, após o lutador fraturar a perdurante uma luta, em 2013. Desde então, o pilates passou a fazer parte da rotina de treinos dele. O pilates faz parte ainda da rotina dos jogadores do Corinthians, usado na reabilitação e como complementação aos treinos físicos. O clube notou redução no número de lesões sofridas pelos jogadores após a implantação da modalidade.

 

NOVE MOTIVOS PARA O HOMEM PRATICAR PILATES:


?1 - Melhora o desempenho em qualquer outro esporte

:: Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado. Um jogador do tênis ou golfe, por exemplo, acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Já lutadores ganham flexibilidade e força abdominal

2 - Tonifica os músculos do corpo todo
:: A variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura - anterior, posterior e lateral. Ao contrário da musculação, o pilates não leva à hipertrofia do músculo, ou seja, eles são tonificados sem que a flexibilidade seja perdida

3 - Define o abdômen
:: Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Joseph Pilates deu o nome de "powerhouse" ao conjunto desses músculos, que abrangem abdômen, coluna e região pélvica. O domínio dessa área é fundamental para os mais variados exercícios físicos

4 - Aumenta a disposição sexual
:: O bem-estar físico e mental ajuda no sexo. Além do trabalho desenvolvido na região pélvica. A junção de todos esses fatores contribui para liberar hormônios do prazer, como a endorfina

5 - Amplia a flexibilidade e a coordenação
:: O pilates utiliza técnicas específicas para aumentar a amplitude de movimento em todas as articulações e os movimentos do corpo. A estrutura do corpo masculino é diferente do das mulheres - geralmente, maior e mais rígida, e o pilates ajuda a alongar e dar flexibilidade ao corpo do homem

6 - Diminui tensões e elimina o estresse
:: Pilates não é ioga. Pilates usa aparelhos próprios, trabalha em séries de dez repetições, permanece menos tempo na mesma postura e não usa meditação. Mas atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo

7 - Previne dor nas costas
:: A reabilitação da postura aprendida no pilates previne dores na coluna e ajuda a corrigir desvios como hiperlordose

8 - Dá para fazer com a turma
:: Os treinos são democráticos: em uma mesma sala podem estar pessoas de diversos níveis e interesses. Cada uma tem um treino personalizado. A atividade é boa para casais também: um apoia o outro e a motivação aumenta

9 - Previne e trata lesões
:: O pilates é uma das melhores formas de prevenir lesões. Para o homem, que geralmente associa a prática a mais um exercício físico de impacto, como futebol ou musculação, médicos e fisioterapeutas se referem constantemente ao pilates para a reabilitação de vícios de postura e de lesões

 

exercicio pilates 01

 

 

 

 

 

 

 

 

exercicio pilates 2 Clique nas imagens para amplia-las

 

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