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Diário da Região

22/03/2015 - 03h01min

Pré-treino

O sucesso de um treinamento começa antes do primeiro exercício

Pré-treino

Guilherme Baffi O médico e empresário Alexandre Bozola, 42 anos, começou a treinar há 1 ano e meio por influência de sua esposa, que sempre gostou de atividade física
O médico e empresário Alexandre Bozola, 42 anos, começou a treinar há 1 ano e meio por influência de sua esposa, que sempre gostou de atividade física

Antes de praticar qualquer tipo de atividade física, você procurou um médico? Fez alguma avaliação? Deixou claro qual seu objetivo? Mesmo nos dias de hoje, são poucas as pessoas que realmente se preocupam em passar por uma avaliação antes de se exercitar. Um alerta dado pelos especialistas é que o sucesso do seu treino depende muito da preparação e dos cuidados antes de cada exercício. 

Segundo José Fábio Lana, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual, de São Paulo, é importante que antes da atividade física seja feita uma avaliação com um médico do esporte para determinar objetivos, necessidades e limites. 

"De posse dessas informações, o praticante de atividade física pode realizar exercícios prévios de alongamento, fortalecimento e aquecimento para proteger músculos, tendões, articulações e estruturas que participarão do exercício. A postura e a flexibilidade durante o exercício também são fundamentais", explica.

Lana ainda diz que o educador físico deve ficar atento ao aluno para que a execução do exercício seja feita com postura, amplitude e carga corretas. "O excesso de treinos também pode levar a lesões. O praticante de atividade física, em conjunto com seu treinador, deve sempre estabelecer um período de descanso entre os exercícios para que os músculos se recuperem", acrescenta.


NÃO CUSTA TE LEMBRAR

:: A prática orientada e adequada de atividade física proporciona flexibilidade e resistência física e está relacionada à produção de hormônios que estimulam sensação de prazer

:: Um deles é a endorfina, que traz a sensação de relaxamento e bem-estar

:: Outros hormônios que também fazem bem ao organismo são liberados durante ou após a atividade física, como insulina, GH (hormônio do crescimento), leptina e grelina (que atuam na manutenção do peso)

:: Praticar exercício regula o intestino, abaixa os níveis de colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, queima calorias - ajudando a perder peso - e melhora a autoestima

:: Outros benefícios relacionados estão à manutenção da postura correta, ao controle da pressão sanguínea e à diminuição
do risco de doenças
 
Fonte: José Fábio Lana, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual


Erros comuns

Estudos recentes sobre a prática de esportes mostra que só uma coisa é pior do que não praticar atividade física: é praticá-la sem orientação profissional. O acompanhamento especializado é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. 

De acordo com o personal Leandro Abreu, de Rio Preto, da Clínica Corpore, os erros mais comuns quando as pessoas resolvem praticar atividade física sem nenhuma orientação são: não realizar aquecimento, não alongar, postura inadequada, dormir pouco e querer realizar exercícios mais do que o corpo suporta. O ortopedista José Fabio Lana ainda aponta roupa, calcados e equipamentos inadequados como erros comuns. Nos dias de hoje, a aliança entre o médico do esporte, o fisioterapeuta e o educador físico é fundamental para que as lesões não ocorram e o aluno/paciente encontre prazer ao se exercitar. 

"Essa intervenção multidisciplinar está se tornando cada vez mais comum. A interação destes profissionais garante maior segurança para os praticantes de atividade física. Não podemos mais querer individualizar uma proposta de trabalho, como se fazia antigamente. Agora, deve-se somar opiniões, e todos ganham com isso", diz Diego Roger, educador físico do Grupo Fleury, em São Paulo.

DICAS PARA ANTES DO TREINO

:: Bom aquecimento para que os músculos e as vias de energia metabólica sejam estimuladas, aumentando assim o fluxo de sangue e de oxigênio

:: Posicionar o corpo para obter uma boa postura, o tronco deve estar sempre erguido e relaxado para melhor respiração, pois o encaixe desorganizado dos músculos e do esqueleto consome mais energia, causando cansaço precoce

:: Alongamentos ajudam 

Fonte: Leandro Abreu, personal premium coach 4.1, de Rio Preto

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