X

Diário da Região

03/05/2015 - 00h02min

Saúde emocional

O prazer de ficar em casa

Saúde emocional

Stock Images/Divulgação NULL
NULL

Seguindo o pensamento do feng shui, em qualquer lugar da casa, a limpeza, a organização e o conserto de tudo que estiver quebrado é fundamental, pois a desorganização física influencia a desordem mental e emocional. Se os relacionamentos e o estado emocional das pessoas estiverem desalinhados, fica difícil fornecer aconchego para quem chega. "É importante que haja amor e harmonia no lar para que isso possa ser estendido aos visitantes", afirma a psicóloga Márcia Regina Orsi.

Algo que pode ser motivo de constante preocupação para tornar o lar um lugar agradável tanto para você quanto para as pessoas que te visitam diz respeito à disposição dos móveis. Mas de acordo com a arquiteta e urbanista Andressa Giachetto, de Rio Preto, um lar que tenha a identidade do dono já permite uma excelente acolhida, independentemente da decoração: "Considero indiscutível a questão da energia de quem está recebendo, esse é o princípio ativo para a sensação de acolhimento e aconchego", ressalta.

As áreas social e de lazer são as que mais merecem atenção. Pode tentar deixá-las bem decoradas e de forma funcional para acolher da melhor maneira, explica a arquiteta. "Acho interessante reciclar de vez em quando, por exemplo, trocar o assento de banquetas, sofás, cadeiras e até cortinas. São mudanças que exigem relativamente pouco investimento e criam a sensação de que reformou a casa toda", completa. Ela ainda cita que, se o ambiente é pequeno, uma proposta minimalista pode ajudar muito, e o cuidado com os excessos pode ser a salvação.

Esteja bem para receber

Para quem gosta de reunir pessoas, além de pensar na harmonia da casa, é imprescindível que a própria energia esteja boa. Se você não está em um bom dia, muitas vezes é melhor até cancelar o programa. "Sermos honestos conosco, já que às vezes não estamos bem, somos humanos e ficamos tristes, bravos, angustiados ou preocupados, portanto, se não estamos bem, não é momento para receber visitas", alerta a psicóloga Márcia Regina Orsi.

Outro ponto importante é que não é saudável receber pessoas ou estar na casa dos outros sempre: o mais bacana é cultivarmos e fortalecermos nossos laços com as pessoas mais próximas e passarmos tempo de qualidade juntos. Fazer do seu lar um ambiente hospitaleiro, aconchegante e que desperte a vontade de voltar mais vezes: é o que se deve levar em consideração. Aposte no alto astral da sua casa! 

Energias em harmonia

Alguns especialistas avaliam que tudo dentro de uma casa precisa estar em constante harmonia. A expert em Feng Shui, Cris Ventura, em seu blog Canto do Feng Shui, elenca algumas alternativas para deixar a casa um ambiente mais receptivo, como por exemplo não deixar a casa entulhada de objetos que não são utilizados, seja porque estão velhos ou porque estão quebrados, pois, segundo ela, podem atrair negatividade. 

A cozinha e a sala também exigem atenção: a cor laranja na sala pode trazer uma energia alegre, e se o ambiente for em cor neutra ela aconselha que se misturem detalhes coloridos e flores e frutas na decoração deste cômodo, lembrando que as plantas também dão um toque carinhoso. A psicóloga Márcia Regina Orsi acrescenta que, na hora de receber, é importante planejar e dividir tarefas entre os anfitriões, pois isso torna o clima mais gostoso e descontraído. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso