X
X

Diário da Região

27/04/2015 - 18h07min

Bem-estar social

O estresse e o zumbido no ouvido

Bem-estar social

Divulgação O estresse pode estar relacionado com o zumbido no ouvido, tontura e alguns tipos de perda auditiva (Divulgação)
O estresse pode estar relacionado com o zumbido no ouvido, tontura e alguns tipos de perda auditiva (Divulgação)

O ambiente de trabalho pode ser nocivo à saúde. Segundo um estudo do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente – de 2013, o ambiente tenso e pouco amistoso é o que mais provoca estresse. De 1,5 mil pessoas entrevistadas em um ano, 38% respondeu que os chefes e colegas agressivos e mal-humorados são as maiores fontes de estresse. Além disso, o estresse é uma das causas do zumbido no ouvido, problema que afeta de 34 a 48 milhões de brasileiros.

De acordo com Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista, presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), o estresse é capaz de afetar o equillíbrio interno do corpo em geral e do ouvido. Ela explica que o estresse crônico pode provocar mudanças de comportamento, como ansiedade, depressão e a síndrome do pânico, além de doenças corporais, como gastrite, infarto e acidente vascular cerebral. No entanto, o estresse também está relacionado com o zumbido no ouvido, tontura e alguns tipos de perda auditiva.

O estresse causa o zumbido, mas o contrário também acontece criando um ciclo vicioso. Para Tanit um trabalhador com zumbido tem insônia, falta de concentração, cansaço crônico, irritabilidade, ansiedade ou depressão, deterioração de relacionamentos familiares e profissionais e desmotivação para o trabalho, o que pode diminuir o rendimento profissional. 

O ciclo vicioso entre estresse e zumbido pode afetar diretamente os resultados das empresas. "A velocidade das mudanças e as exigências do ambiente corporativo são fatores de constante preocupação, pois as pessoas precisam estar sempre preparadas para se adaptar o mais rápido uações", complementa a médica. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso