X
X

Diário da Região

19/09/2015 - 00h00min

"De Gordo para Gordo"

Livro traz dicas de receita para comer sem culpa

"De Gordo para Gordo"

Guilherme Baffi A arquiteta Flávia Bonadio com o livro “De Gordo para Gordo”, que será lançado hoje, na livraria Leitura: “Tentei ser o mais prática possível
A arquiteta Flávia Bonadio com o livro “De Gordo para Gordo”, que será lançado hoje, na livraria Leitura: “Tentei ser o mais prática possível

A arquiteta Flávia Bonadio, de Rio Preto, já perdeu as contas das dietas alimentares que encarou para ficar de bem com a balança. Perder peso sem abrir mão dos prazeres da culinária acabou se configurando num dilema existencialista em sua vida. Entre o "ser ou não ser" gordinha, ela optou por viver de forma saudável, mas sem restringir as delícias que sempre lhe deram prazer.

Para isso, Flávia encarou as panelas e adaptou receitas de doces e salgados, buscando alternativas menos calóricas para ingredientes como o açúcar, a farinha refinada e o bacon. O processo de adaptação das receitas levou cerca de três anos. O resultado, a arquiteta compartilha por meio do livro "De Gordo Pra Gordo", que será lançado hoje, na livraria Leitura, no Shopping Iguatemi.

"O livro é fruto da minha experiência pessoal com a balança. No processo de adaptação das receitas, fui criteriosa para que os pratos não perdessem o sabor. Ou seja, são delícias que os gordinhos podem saborear sem culpa", destaca Flávia, que vive pela primeira vez a experiência como escritora.

A arte da culinária sempre fez parte da vida da arquiteta, que na infância acompanhava a mãe e a avó no trabalho na cozinha. "Culinária é magia. Quando estamos muito felizes e cozinhamos, todos os que comem aquela comida também ficam felizes. E o contrário também acontece. O mau humor é um tempero que pode estragar o prato", filosofa.

De gente comum

"De Gordo Pra Gordo" traz 74 receitas, distribuídas entre salgados, doces, massas e biscoitos. A autora ressalta que são receitas feitas por "gente comum", sem ingredientes exóticos, difíceis de serem encontrados nos supermercados. "Tentei ser o mais prática possível. As medidas, por exemplo, são baseadas em colheres e xícaras", explica.

Entre as receitas estão aqueles que representam verdadeiras tentações para qualquer gordinho. É o caso do brigadeiro, que Flávia sempre gostou de comer de colher mesmo, sem a necessidade de enrolar e cobrir com chocolate granulado. O brigadeiro adaptado por Flávia é feito com um leite condensado original, que tem 70% a menos de caloria em relação a um leite condensado comum. 

"A base dele é o leite em pó desnatado. A receita desse leite condensado também faz parte do livro", comenta. Em sua "arquitetura culinária", a autora substituiu o açúcar pelo adoçante. O bacon deu lugar ao presunto magro, enquanto que os queijos gordos foram trocados por opções como ricota e cream cheese light. As receitas são apresentadas em três idiomas: português, espanhol e inglês. 

E, claro, Flávia deu vida a todas elas, que foram devidamente fotografadas para o livro. As imagens foram clicadas por Fabrizzio Riente e as traduções feitas por Freddy Medina Pareja (espanhol) e Paulo Lara Galvão Filho (inglês). "Eu estou nas nuvens, pois a receptividade do meu livro está sendo ótima. Todo mundo se surpreende com o fato de eu ser arquiteta e ter encarado a cozinha."

 

Flávia Bonadio - Livro "De gordo pra gordo"

Composta de goiaba

Ingredientes

  • 7 goiabas maduras
  • 4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó culinário próprio para forno e fogão
  • 1/2 xícara de chá de água Preparo
  • Lave muito bem as goiabas, retire as sementes e a casca. Corte-as em 4 partes no sentido longitudinal. Coloque-as na panela. Acrescente a água e o adoçante. Cozinhe em fogo médio por volta de 10 minutos. Leve à geladeira. Sirva gelado.

Rendimento

  • Total de porções: 10
  • Total de calorias por porção: 38

Serviço

  • Lançamento do livro "De Gordo Pra Gordo", de Flávia Bonadio. Hoje, às 16h, na livraria Leitura (Shopping Iguatemi). 236 páginas. R$ 39,90

 


 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso