X
X

Diário da Região

12/05/2016 - 14h35min

Saúde em dia

Hábitos saudáveis

Saúde em dia

Google/Divulgação Alimentos comuns são grandes aliados na cura contra determinadas doenças
Alimentos comuns são grandes aliados na cura contra determinadas doenças

Todos já sabem que hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada só trazem benefícios à saúde. Porém, o que a maioria não sabe, é que esses alimentos, além de fornecerem energia e nutrientes para o organismo, possuem propriedades terapêuticas se incluídos na sua dieta. “Ao invés de indicar remédios, a primeira recomendação é sempre optar pela melhora da alimentação, afinal, o estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico”, diz a médica nutróloga Liliane Oppermann.

Veja a seguir quais são esses alimentos e quais funcionalidades para prevenir e curar doenças eles possuem:

LARANJA - CÓLICA MENSTRUAL - Por ser rica em vitamina B1, é ótima aliada para esse tipo de dor. Além disso, tem ação diurética e fibras que ajudam no funcionamento do organismo, o que auxilia na questão do inchaço e incômodo. Pode consumir também a parte branca da casca da laranja, pois é rica bioflavonóides que ajudam a prevenir as hemorragias menstruais.

COLESTEROL ALTO – PEQUI - Por ter uma quantidade expressiva de uma gordura benéfica ao coração, a gordura monossaturada, ajuda na redução de doenças como colesterol e hipertensão. O pequi também possui boa quantidade de zinco e vitamina C, que juntos quebram os radicais libres do organismo. Ele age como anti-inflamatório, já que possui antioxidantes. Além disso, a vitamina A do pequi também é uma poderosa aliada para melhorar a elasticidade da pele, melhorar a visão, a resistência dos ossos e o bom funcionamento do intestino.

PEDRA NOS RINS – LIMÃO - O limão é um alimento que contém citrato mineral, conhecido por dificultar a formação de cálculos renais. O citrato é responsável por diminuir a acidez na urina, o que impede a formação das pedras nos rins. Além disso, o sumo de limão também ajuda a aumentar a quantidade de urina no corpo.

DOR NAS COSTAS – GENGIBRE - O gengibre é um alimento conhecido por ter efeito analgésico para dor nas costas e outros tipos de incômodo, como cãibras e dor de cabeça. Para quem pratica atividade física, especialmente os atletas, sua ingestão é ainda mais importante, pois tem o efeito de reduzir a dor muscular. Além de combater as dores nas costas, ele também tem sido apontado em pesquisas como aliado para tratar outros tipos de dores e desconfortos, como as cólicas menstruais, por exemplo. Seu efeito analgésico pode, ainda, combater dores de cabeça, cãibras e aquelas que são consequências da artrite reumatoide.

SINUSITE/RINITE – CEBOLA - A cebola tem alto teor de enxofre e ação antibacteriana. Além disso, o cataplasma dela reduz as dores e a congestão nasal. Para usá-la como “remédio”, basta inalar o aroma da cebola fresca para limpar as narinas.

www.doutoraliliane.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso