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Diário da Região

26/05/2015 - 00h02min

Alimentação

Frutas de inverno

Alimentação

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Típicas da estação mais fria do ano, frutas como morango, maçã e pera são ricas em nutrientes e vitaminas, e devem ser consumidas para manter uma alimentação saudável mesmo quando o clima frio sugere um prato cheio de calorias e gordura. Manter o hábito de comer frutas é uma forma de proteger o organismo de doenças comuns do período, como alergias, gripes e resfriados.

Entre as frutas com safra durante a estação estão o abacate, a atemoia, a romã, a uva, a carambola, o figo, o kiwi, o caqui e a graviola. Outras mais comuns são a laranja, o limão, a banana, o maracujá e a tangerina. Homens e mulheres, de todas as idades, podem consumi-las frescas ou incluí-las no cardápio como ingredientes de sucos naturais, vitaminas, saladas e sobremesas. Antes de tudo, é importante higienizar as frutas de forma correta, principalmente as consumidas com casca. 
 

Cuidado com a balança

Muitas pessoas descuidam da alimentação no inverno, porque nesta época é normal sentir mais fome e ter mais vontade de comer comidas calóricas. "Nesta época, o metabolismo fica levemente acelerado para se adaptar ao frio e manter a temperatura corporal. O resultado é que sentimos mais fome e o desejo de consumir alimentos mais quentes e calóricos", diz a nutricionista Denise Andreo. Frutas são indicadas porque, geralmente, possuem um baixo valor calórico, baixo índice glicêmico, são ricas em fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes.


SALADA DE FRUTAS COM IOGURTE E AVEIA

Ingredientes:

:: 2 iogurtes desnatados
:: 8 castanhas-do-pará bem picadas
:: Açúcar mascavo a gosto
:: mamão papaia em cubos médios
:: de melão em cubos médios
:: 1 maçã Fuji em cubos médios
:: 1 banana prata em cubos médios
:: 1 xícara de aveia em flocos finos

Modo de preparo:

::  Misture bem os iogurtes, a castanha-do-pará e o açúcar mascavo. Divida em seis porções iguais e reserve. Para finalizar, misture todas as frutas e distribua em seis taças individuais. Cubra-as com o iogurte e polvilhe com um pouco de aveia.
 
Fonte: Denise Andreo, nutricionista, mestre em engenharia e ciência de alimentos, responsável pelo programa Mesa Brasil, do Sesc

 

 

frutas

 

 

 

 

 

ABACATE

:: Rico em ácido oleico, o abacate é bom para reduzir o colesterol ruim e aumentar o HDL, que é o colesterol bom. A fruta também é rica em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, rica em ferro, que ajuda no controle da anemia, e em vitamina A, que é boa para o fortalecimento do cabelo. O abacate também é rico em glutationa, um potente antioxidante que aumenta as defesas do corpo. 

 

 

 

 

 

 

FIGO

:: Rico em antioxidantes, o figo possui flavonoides, como antocianinas, que é um antioxidante bom para o coração. Como tem sabor adocicado, pode ser consumido como sobremesa e suprir as necessidades de algum doce. Além da forma crua, ele pode ser consumido na forma seca ou in natura. 

 

 

 

 

 

MORANGO

:: Com diversas propriedades benéficas para a saúde, a fruta é rica em vitamina C e fortalece a imunidade no inverno. A vitamina C também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento e na firmeza da pele. Outra substância encontrada no morango é o licopeno, que atua na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

 

 

 

 

 

CARAMBOLA

:: Por ser refrescante e com poucas calorias, a carambola é uma ótima opção para fazer suco ou ser usada em saladas. Ela possui propriedades diuréticas e deve ser evitada por pessoas com problemas renais. Rica em vitamina A, ela é boa para a pele, a visão, o cabelo e a imunidade, e ainda previne doenças respiratórias.


 

 

 

 

 

PERA

:: Uma boa fonte de fibra, a fruta é rica em vitamina B2, C, E, cobre e potássio. Com uma quantidade significativa de pectina, que é uma fibra solúvel, a pera é uma ótima reguladora do intestino, porque atua na formação do bolo fecal. Sua composição também auxilia a prevenir pressão alta.

 

 

 

 

 

GOIABA

:: Vermelha ou branca, a fruta possui alta concentração de ferro, que ajuda no combate da anemia. Além disso, a goiaba contém pouco açúcar e gordura e é indicada para diabéticos e para prevenir a hipoglicemia. Também pode ser consumida para regular o intestino ou para controlar a diarreia.

 

 

 

 

 

 

CAQUI

:: A fruta parecida com o tomate é rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, e é uma ótima opção de consumo para a saúde da pele e dos olhos. Antioxidante, ela é uma fonte de licopeno e deve ser consumida por homens para a prevenção do câncer de próstata.

 

 

 

 

 

UVA

:: A fruta é rica em resveratrol, que é uma fitoalexina e um grande protetor cardíaco. Antioxidante, a fruta previne o envelhecimento e a formação das placas de ateroma, compostas principalmente pelo colesterol e que resultam na obstrução dos vasos sanguíneos e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio.

 

 

 

Fonte: Flávia Pinto Cesar, nutricionista, nutritional coach e orientadora esportiva


Questão de economia

Quem consume frutas economiza no bolso. Denise Andreo, nutricionista, mestre em engenharia e ciência de alimentos, e responsável pelo programa Mesa Brasil, do Sesc, afirma que é importante conhecer as frutas típicas do inverno para poder fazer as melhores escolhas, pois elas possuem um custo mais baixo devido ao aumento da oferta. "Também são mais saudáveis, saborosas, bonitas e suculentas." 

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