X

Diário da Região

18/05/2015 - 12h02min

Saúde

Fortaleça o sistema imunológico no inverno

Saúde

Stock Images/Divulgação Sucos são grandes aliados nos dias frios e reforçam o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados
Sucos são grandes aliados nos dias frios e reforçam o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados

Para fugir das doenças típicas de inverno é necessário reforçar o sistema imunológico. Como consumo de vitamina C, por exemplo, você pode prevenir-se de gripes, alergias e resfriados e preparar seu organismo para a chegada da estação mais fria do ano.

De acordo com a consultora nutricional da Vitaminas Sundown Naturals, Gabriela Forte, o consumo de alimentos com propriedades antioxidantes têm participação direta no sistema imunológico. Portanto, ela sugere, por exemplo, o consumo de duas castanhas do Pará por dia. “Essa quantidade de selênio é suficiente para que os efeitos antioxidantes desse mineral sejam aproveitados e ajudem na formação das células de defesa do corpo.”

Alimentos como cereais integrais, carnes, peixes e feijão são ricos em ferro e o zinco e devem fazer parte do cardápio diário. “Esses minerais são responsáveis por estimular as células de combate e evitar sintomas ou doenças”, explica. Se algumas pessoas têm dificuldade consumir determinados pratos, a especialista sugere consumir vitaminas Sundown Naturals.

Veja abaixo algumas dicas de Gabriela Forte para turbinar o sistema imunológico:

Um suco de laranja feito consumido pela manhã pode contribuir para que ocorra o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de possíveis gripes e resfriados. No entanto, ele precisa produzido e consumido até após aproximadamente 15 minutos depois de preparado. Caso isso não ocorra, é possível que a vitamina C oxide, perca as suas funções e não ofereça os benefícios.

Verduras, grãos integrais e pasta de amendoim são ricos em vitamina E que é um forte antioxidante contra radicais livres. A vitamina, que ainda previne o câncer e doença, pode ser encontrada em óleos, sementes de girassol, amêndoas, vegetais de folhas verde-escuras.

Cenoura, abóbora, batata doce e damasco seco são fontes de vitamina A que auxilia no fortalecimento e manutenção das células de defesa. A vitamina A nos alimentos de origem vegetal é encontrada na forma dos carotenoides. Portanto, o betacaroteno quando ingerido será convertido em vitamina no organismo e pode ser indicado como uma suplementação relacionada a essa vitamina.

Arroz integral, soja, banana, levedo de cerveja e vegetais verdes são importantes alimentos que possuem o complexo B e contribuem para aumentar a imunidade do organismo em relação aos vírus, como o da gripe, por exemplo.

Confira três receitas para fortalecer o organismo:

Salada de fruta

Ingredientes

2 iogurtes desnatados

8 castanhas-do-pará bem picadas

Açúcar mascavo a gosto

½ mamão papaia em cubos médios

¼ de melão em cubos médios

1 maçã Fuji em cubos médios

1 banana prata em cubos médios

1 xícara de aveia em flocos finos

Modo de preparo

Misture bem os iogurtes, a castanha do pará e o açúcar mascavo. Divida em seis porções iguais e reserve. Para finalizar, misture todas as frutas e distribua em seis taças individuais. Cubra-as com o iogurte e polvilhe com um pouco de aveia.

Fonte: Denise Andreo, nutricionista, mestre em engenharia e ciência de alimentos, responsável pelo programa Mesa Brasil do Sesc

 

Suco de cenoura e beterraba

Ingredientes

3 cenouras

1/3 de beterraba

Modo de preparo

Passar os ingredientes na centrífuga separadamente para que sejam reduzidos a suco e depois misturados em um copo. O ideal é beber pelo menos 1 copo diariamente, que além de fortalecer o sistema imunológico evita a anemia e controla a pressão arterial

Fonte: Tua Saúde, www.tuasaude.com

 

Suco de tomate

Ingredientes

2 cenouras

4 folhas de alface

2 tomates

Modo de preparo

Adicione os ingredientes na centrífuga separadamente para que sejam reduzidos a suco e misture os três sucos em um copo. Consuma pelo menos uma vez ao dia. O suco previne a prisão de ventre

Fonte: Tua Saúde, www.tuasaude.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso