X
X

Diário da Região

09/07/2016 - 18h36min

Terapias Holísticas

Força da energia vital

Terapias Holísticas

NULL Andrezza Ferrari, terapeuta vibracional e mestre em reiki explica que o sucesso do reiki depende também de uma mudança de hábitos após o tratamento.
Andrezza Ferrari, terapeuta vibracional e mestre em reiki explica que o sucesso do reiki depende também de uma mudança de hábitos após o tratamento.

Entre as diversas terapias alternativas para o tratamento de problemas emocionais ou desequilíbrios da mente, o reiki merece atenção. Seus seguidores indicam como forma de prevenção para qualquer desordem no organismo. 

O reiki (rei = universal; ki = força da energia vital) é definido como uma ciência energética, sem conotação religiosa, que utiliza o método de cura natural pelas mãos. 

Conforme a Associação Brasileira de Reiki, a finalidade desta terapia é promover o completo equilíbrio energético que possibilite bem-estar às pessoas. Já na primeira sessão é possível sentir os benefícios da aplicação. “Sabemos hoje que 80% das doenças poderiam ser tratadas ou evitadas mudando-se o comportamento. Mas isso não é assim tão fácil. Por isso, muitas vezes, após o tratamento com o reiki, os sintomas voltam, porque a pessoa continua com hábitos ruins”, explica Andrezza Ferrari, terapeuta vibracional e mestre em reiki.

“A energia vital atua nos diversos níveis do ser humano, físico, mental, emocional e espiritual. Essa energia flui pelo corpo, gerando relaxamento, vitalidade, apaziguamento e conforto, trazendo benefícios em situações como fadiga, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, angústia, estresse e dor”, afirma o mestre Ademir Rodini, um dos pioneiros do reiki no Brasil. 

Energia de cada ser

Segundo a ciência que rege o reiki, cada ser é constituído por uma força vital – uma luz invisível que atravessa o cérebro, nosso sistema nervoso e circulatório. Cabe ao organismo captar essa energia conforme sua necessidade e direcioná-la para onde for necessário (órgãos, emoções, etc). 

Porém, as tensões e o estresse diário, a alimentação inadequada e até a má respiração impedem o fluxo desta energia natural. Como resultado, vêm a depressão, a ansiedade e o medo. 

“As pessoas chegam muito estressadas e com muita rigidez muscular, ocasionando muitas dores. Na maioria dos casos, depois da avaliação, indico sessões de reiki. Os resultados estão sendo excelentes,” conta Gabriela Ganzauskas, massoterapeuta do Espaço Sandra Andaló.

Reiki não interfere em outras terapias

O reiki não interfere no uso de outras terapias, tratamentos médicos ou uso de medicamentos. Pelo contrário. Auxilia, complementa e acelera o processo da cura, potencializando o efeito benéfico dos medicamentos e reduzindo os possíveis efeitos colaterais. 

Cada sessão costuma ter, aproximadamente, uma hora. Durante a terapia, o reikiano coloca as mãos delicadamente sobre o corpo do paciente: elas ficam paradas e mudam de posição a cada cinco minutos. Quanto ao tempo do tratamento, não há previsão definida, pois o reiki, holístico por natureza, busca as causas que levaram ao desenvolvimento da doença ou desequilíbrio orgânico. Tudo dependerá da resposta do paciente ao tratamento. 

“O reiki trabalha o campo energético vibracional. Se a pessoa está fazendo um tratamento alopático, por exemplo, deve continuar com seu médico, utilizando o reiki como tratamento complementar, no combate aos indesejáveis sintomas físicos e emocionais”, explica a terapeuta Andrezza Ferrari. 

Aliado aos florais de Bach, o reiki tem mostrado resultados satisfatórios no combate a doenças tipicamente emocionais, como estresse, ansiedade, insônia, enxaquecas e TPMs.

Como funciona

O reikiano faz uma mentalização de símbolos e mantras. Esse ritual libera uma energia que entra pela cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto onde ela está mais precisando

- A busca mais comum das pessoas é exatamente para alívios emocionais, como ansiedade, angústia, estresse, cansaço mental, ou para alterações físicas como insônia e dores causadas por tensão

- “Geralmente, as pessoas adeptas à técnica já entendem o reiki como uma forma de prevenção e buscam quando precisam retomar o equilíbrio físico e emocional para não adoecer”, diz a massoterapeuta Gabriela Ganzauskas

O que diz a ciência

O psicobiólogo Ricardo Monezi, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), defende em sua tese de doutorado que a prática de imposição das mãos funciona como tratamento complementar nos distúrbios orgânicos e psicológicos. 

A pesquisa indica interferência favorável do reiki no tratamento de animais de laboratório com câncer. Depois de cinco dias de tratamento, o sistema imunológico dos animais foi examinado em laboratório. Resultado: os camundongos que receberam a energia das mãos apresentaram maior capacidade de destruir células cancerígenas.

“Nós podemos, através desse tratamento por imposição de mãos, aumentar o poder de combate do sistema imunológico de qualquer ser”, disse o biólogo. No Brasil, outro estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) comprova que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso