X
X

Diário da Região

29/03/2015 - 00h02min

Dieta contra a dor

Fique atento ao que você come

Dieta contra a dor

Stock Images/Divulgação Alguns alimentos ajudam a evitar dores de cabeça. Outros permitem que ela se instale
Alguns alimentos ajudam a evitar dores de cabeça. Outros permitem que ela se instale

Todo mundo algum dia teve ou terá dor de cabeça. Também pudera: a medicina já catalogou 150 tipos de cefaleias diferentes, que exigem atenção e tratamento direcionados. Assim, pelo menos 95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo da vida, e cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens manifestarão pelo menos uma crise de dor ao mês, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). As estatísticas apontam ainda que 13 milhões de brasileiros sofrem de dor de cabeça pelo menos 15 dias por mês, caracterizando um quadro de cefaleia crônica diária. Os números são ainda maiores se considerarmos que mais de 72 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça todo ano. 

Existem alguns alimentos que têm a capacidade de prevenir ou minimizar as dores de cabeça, mas é preciso que um especialista defina que tipo de cefaleia a pessoa tem e, daí sim, ser orientada por um nutrólogo. Por exemplo, se for cefaleia por hipertensão arterial, há necessidade de evitar sal e alimentos ricos em sódio. "Algumas propriedades alimentares podem aliviar as dores de cabeça, pois agem no combate à inflamação, auxiliam no alívio da tensão e proporcionam sensação de bem-estar", explica o cirurgião geral Hamilton Funes, gastroenterologista e nutrólogo. 

Lembre-se: esses alimentos devem ser consumidos para ajudar a prevenir a dor de cabeça e não como tratamento da dor. 

Estresse causa cefaleia

O estresse é um fator desencadeante de cefaleia. "Diminuir o consumo do sal, ingerir vegetais e alimentos naturais de cores variadas e fazer exercício regularmente pode inibir seus efeitos no organismo", explica o cirurgião geral Hamilton Funes, gastroenterologista e nutrólogo. A carência de ferro pode causar cefaleia, e os alimentos ricos em ferro são fígado, carne vermelha, ovos, legumes, feijão e vegetais verde-escuros. As bananas possuem potássio e magnésio, substância que tem efeito calmante. Além disso, são ricas em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, que proporciona sensação de bem-estar. 

Evite os gatilhos

"Tratando-se da alimentação, alguns pontos devem ser observados. Fazer jejum prolongado ou não se hidratar corretamente é um bom gatilho para desencadear a dor de cabeça. A cafeína presente no café, chá preto, chá verde, refrigerante, energético e em alguns medicamentos e suplementos, se consumida em excesso, ou no caso de pessoas altamente sensíveis a essa substância, pode causar também a cefaleia", alerta a nutricionista Fernanda Uliana. 

Outro fator alimentar amplamente conhecido por causar esse incômodo é a bebida alcoólica. Além desses alimentos, existem outros que merecem ser investigados, pois também têm relação com a cefaleia: leite e derivados, alimentos gordurosos, frituras, chocolate, adoçante aspartame, produtos light ou diet, carnes defumadas, alimentos em conserva, alimentos fermentados, embutidos e temperos industrializados. 

VITAMINA B12

Pesquisa realizada pela Universidade da Bélgica concluiu que os alimentos que possuem vitamina B12 reduzem significativamente a dor de cabeça. Essa vitamina é encontrada em alimentos que contêm riboflavina, ou seja, sardinhas, lentilhas, salmão, robalo e cogumelo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso