Diário da Região

02/07/2016 - 00h00min

Cantinho verde

Ervas frescas decoram ambientes e podem ser colhidas na hora

Cantinho verde

Divulgação Simonetto apresenta uma ideia bacana de como deixar a cozinha mais bela e prática com uma pequena horta na bancada (Foto: Divulgação)
Simonetto apresenta uma ideia bacana de como deixar a cozinha mais bela e prática com uma pequena horta na bancada (Foto: Divulgação)

Plantas dão cor e vida aos ambientes. Um pedaço verde dentro de casa, além de decorar, provoca bem-estar e aconchego. Vasinhos de temperos e ervas frescas se encaixam bem na cozinha ou no quintal, são uma ótima opção para decorar e, na hora de cozinhar, colher e temperar as comidas. A horta também funciona como um pequeno jardim, que tira o aspecto urbano da casa e dá ar de campo para o ambiente. Podem ser usados salsinha, manjericão, hortelã e orégano. 

Ter um ambiente com plantas é agradável e fonte de energia. Os cuidados com os vasinhos podem ter um efeito terapêutico. Aparecida Troni Zocal, proprietária da Made Mudas, em Rio Preto, afirma que não precisa de espaço externo para cultivar as plantas. Dá para ter folhagens lindas dentro de casa. “Hoje as pessoas estão mais preocupadas com o seu bem-estar e estão fazendo um cantinho com jardim em suas casas com ervas como manjericão, hortelã, orégano, tomilho, pimenta, cebolinha e salsinha.”

Verdeplan vasos Flávia Seixas, da Verdeplan, sugere o uso de temperos como hortelã, alecrim, manjericão, coentro, orégano, manjerona, sálvia, salsa, cebolinha, várias espécies de pimentas, menta, capim-limão e erva-cidreira (Foto: Guilherme Baffi)

E ter uma horta em casa é mais fácil do que você imagina. As ervas medicinais para chás e os temperos aromáticos pedem cuidados básicos. Flávia Seixas, proprietária da Verdeplan, explica que as mudas são encontradas prontas e em porte ideal para transplantio em casas especializadas. “As mais utilizadas são hortelã, alecrim, manjericão, coentro, orégano, manjerona, sálvia, salsa, cebolinha, várias espécies de pimentas, menta, capim-limão e erva-cidreira.”

Outras opções são o louro, cravo e canela por serem arvoretas de pequeno porte e exigirem espaço maior para seu plantio. “Elas sobrevivem bem quando plantados em vasos grandes com volume maior de terra. A pimenta-do-reino por ser trepadeira, além de volume grande de terra, necessita de um suporte para se apoiar”, afirma Flávia.  

 

 

Vasos Biodomus Arquiteto paisagista da Biodomus, Luiz Felipe Rudge Leite, recomenda o plantio de ervas e temperos em vasos (Foto: Divulgação)

Beleza garantida

O arquiteto paisagista da Biodomus, Luiz Felipe Rudge Leite, afirma que no passado, por restrições nas áreas disponíveis para plantio, era comum existirem jardins dentro de castelos, fortalezas e igrejas com a grande presença de frutíferas e temperos. “Além de serem úteis para o consumo, também serviam para a contemplação e visitação.” Neste cenário, para ter um jardim bonito o ano todo, Rudge Leite sugere alternar as ervas e temperos com espécies ornamentais ou com temperos como alecrim, manjericão, orégano, em que só são utilizadas poucas folhas de cada vez, permitindo com isso que a planta se renove e sempre esteja presente no seu jardim.

A cor e o formato das plantas já são garantia de beleza para o ambiente. Vasos e floreiras, no entanto, podem deixar o local ainda mais aconchegante. Rudge Leite recomenda o plantio de uma horta em vasos por que é mais fácil de controlar, tem acesso mais cômodo (vasos são mais altos do que o plantio direto no chão) e possibilidade de misturar diversos modelos, cores e tamanhos de vasos, criando espaços bem atraentes. 

Cachepôs de estilo provençal ou vasos vietnamitas podem deixar o ambiente ainda mais bonito. Rudge Leite afirma que o formato dos vasos devem ser escolhidos de acordo com o estilo arquitetônico do imóvel e do estilo adotado para a decoração, afinal eles têm que combinar e não destoar com as demais peças existentes no local. “Vasos esmaltados coloridos ainda estão sendo muito usados, mas tenha cuidado ao escolher seus modelos e cores para que o efeito final venha a agregar um visual bonito e não chamar a atenção por algo que não está combinando.”

Menos é mais também na decoração. “As vezes é melhor ser mais discreto nas cores para manter um conjunto harmonioso do que exagerar e destoar de tudo ao redor. Vasos são sempre bem vindos, mas saiba quando podem ser utilizados sem prejudicar a circulação, o visual e que sejam adequados e proporcionais ao espaço físico a eles determinados.”

Horta vertical Horta vertical na varanda é uma opção para deixar a decoração ainda mais charmosa (Foto: Divulgação)

Cuidados com a horta

Para ter sucesso numa horta caseira, é necessário levar em consideração as condições mínimas exigidas pelas plantas para sua sobrevivência, como iluminação direta e incidência de sol por no mínimo duas horas ao dia. “As plantas devem ser irrigadas diariamente e dependendo do tempo de insolação direta que recebem, no verão duas vezes ao dia e no inverno uma vez ao dia. É importante observar que não suportam terra encharcada, portanto deve-se ter uma drenagem eficiente. Quando plantadas em vasos estes devem ser furados e receber a manta de drenagem sob a terra”, afirma Flávia Seixas, proprietária da Verdeplan. 

É necessário usar  terra de boa qualidade, balanceada, rica em matéria orgânica. “Existe no mercado substratos próprios para o plantio de vasos e hortaliças, já com a adubação ideal.”

Além disso, é importante observar atentamente e diariamente a aparência geral da horta, as folhas devem ser vistoriadas face interna e externa para evitar que sejam danificadas por insetos. Estes quando encontrados, podem ser retirados manualmente, não é recomendado que se utilize inseticidas químicos, em casos extremos, podem ser utilizados inseticidas naturais encontrados no mercado.”

Também é preciso ter cuidados para controlar pragas. Os inseticidas químicos, no entanto, devem ser evitados, pois são tóxicos e perigosos para a saúde. 

 

 

Made Mudas Na Made Mudas é possível encontrar ervas frescas, como manjericão, hortelã, orégano, tomilho, pimenta, cebolinha e salsinha para montar uma horta caseira (Foto: Johnny Torres)

Entenda melhor

O uso de vasos pendurados na parede ou jardins verticais para a criação de um jardim de temperos é sempre válido, porém 
considere algumas questões para ter mais sucesso. Evite fazer isso numa parede que recebe a incidência do sol da tarde (você não vai conseguir manter o seu vaso com a quantidade necessária de água o tempo todo – o sol da tarde é muito forte e vai 
maltratar as suas plantas pelo rápido ressecamento da terra)

Escolha vasos de tamanhos grandes para que a quantidade de terra neles seja suficiente para o bom desenvolvimento das raízes (o ideal é que tenham ao menos de 18 a 20 cm de altura). Se optar por jardim vertical não se esqueça de incluir a irrigação nele, escolha plantas que terão um bom desenvolvimento em vasos e serão úteis no seu uso para consumo como alecrim, manjericão, orégano, sálvia, salsinha, hortelã e tomilho

Fonte - Luiz Felipe Rudge Leite, arquiteto paisagista da Biodomus, em Rio Preto

 

Serviço
Biodomus Arquitetura Paisagística, em Rio Preto, (17) 3235-7111
Made Mudas Paisagismo, em Rio Preto, (17) 3022-0382
Simonetto, www.simonetto.com.br
Verdeplan, em Rio Preto, (17) 3224-3220

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso