X
X

Diário da Região

20/12/2015 - 00h29min

Alimentação

Dose extra de saúde

Alimentação

Sergio Isso NULL
NULL

Já foi o tempo em que alguém nos dizia que os óleos deveriam ser consumidos com extrema moderação. Atualmente, sabendo escolher, eles podem ser aliados da saúde e do bem-estar. Existem inúmeros óleos benéficos que a natureza nos oferece. Difícil é, em meio a tantas opções no mercado, saber exatamente para que servem. "A ingestão de óleos naturais é o empurrão extra para adotar hábitos mais saudáveis", diz Patrícia Lopes, nutricionista especializada em suplementos alimentares e responsável pelo departamento técnico de desenvolvimento de novos produtos da Global Suplementos. 

Para quem deseja eliminar alguns quilinhos até o final do ano, o ideal é combinar o consumo de óleos funcionais a uma dieta balanceada e exercícios físicos. "Cada óleo tem suas propriedades e são indicados de acordo com a necessidade de cada pessoa", diz a nutricionista funcional Sandra Reis. Confira uma seleção de óleos funcionais feita a pedido da revista Bem-Estar para você incorporar no seu dia a dia.

ÓLEO DE COCO 
Tantioxidante natural, ele retarda o envelhecimento, previne doenças como o câncer, reduz as taxas de colesterol sanguíneo e também promove saciedade ao corpo. Atua com agilidade na absorção e no transporte da gordura para o fígado, onde esta se transforma em energia, acelerando o metabolismo. Cerca de 50% da gordura do coco é composta por ácido láurico (ácido graxo), de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária, que atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico  
 
ÓLEO DE BARU 
Novidade no mercado, esse óleo é extraído da semente da castanha de baru. Possui propriedades nutricionais por ser rico em ácidos graxos - ômega 3, ômega 6 e ômega 9 -, proteínas, fibras, além de ser fonte de minerais, como cálcio, ferro e zinco. O baru aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha papel importante na redução do estresse, um dos principais agentes causadores do ganho de peso. O produto foi testado em estudo científico e comprovou a perda 1,5 quilo de gordura em dois meses.
 
ÓLEO DE LINHAÇA 
Rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, o óleo da semente de linhaça auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, e protege o organismo de doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas na mama e na próstata. Outro benefício é a prevenção dos sintomas da menopausa.   

ÓLEO DE AMÊNDOAS
Fonte de ácido oleico, ácido linoleico, ácido palmítico, ferro, cálcio e fósforo, o óleo de amêndoas é muito utilizado no preparo de licores e produtos de confeitaria e receitas culinárias, bem como em saladas e refogados. Seu uso cosmético amacia e tonifica a pele, alivia coceira e possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes e nutritivas.
 
ÓLEO DE ABÓBORA 
Extraído da semente de abóbora, possui propriedades antioxidantes por ser abundante em vitamina E, alfa-tocoferol e gama-tocoferol. É também fonte de Vitamina A e complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e selênio. Além de ser um poderoso antioxidante, ajuda a prevenir o câncer de próstata, inibir a inflamação ou o crescimento do tecido prostático. Também é utilizado pela medicina popular como diurético e vermífugo.
 
ÓLEO DE CÁRTAMO 
Excelente para aqueles que buscam redução da gordura corporal e o aumento da massa magra, o óleo extraído da semente de cártamo atua na gordura localizada do abdômen. Possui de 60 a 80% de ácido linoleico e de 20 a 40% de ácido oleico, duas substâncias importantes para ajudar na perda de peso. Mas, como todo óleo, seu uso deve ser moderado: tome de duas a três cápsulas por dia (ou uma colher de sopa), meia hora antes ou depois das principais refeições.   

ÓLEO DE GERGELIM 
Alivia os sintomas da TPM por conter elevadas quantidades de vitamina E. Antioxidante natural, protege as células contra os radicais livres e o envelhecimento precoce. Fonte de ácidos graxos insaturados, ômega 9 e 6, é indicado para quem 
deseja suplementar a alimentação com nutrientes fundamentais para o funcionamento do corpo.
 
ÓLEO DE ORÉGANO 
Seu óleo essencial apresenta como componente majoritário o carvacrol, um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório. Dentre os componentes, duas substâncias se destacam como princípio ativo, o carvacrol e o timol. Possui ainda flavonoides, ácido rosmarínico, triterpenos, esteróis, vitamina A, vitamina C, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro e manganês. A única restrição de uso é durante a gravidez.
 
ÓLEO DE NOZ-PECà
Mais do que ser generoso em ácidos graxos, ainda conta com 30% menos de gordura saturada, e 70% dos ácidos graxos desse ingrediente são puro ômega 9, tipo insaturado que derruba o colesterol ruim, erguendo as taxas da versão boa, aumentando assim a proteção contra infartos e derrames. Também defende seu corpo de radicais livres, moléculas que danificam as células e favorecem o envelhecimento precoce 
 
Fonte: Patrícia Lopes e Sandra Reis, nutricionistas


ONDE ENCONTRAR EM RIO PRETO:

ARMAZÉM GRINDÉLIA
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.320, Jardim Morumbi. Telefone (17) 3216-9500
 
BIO PHORMA PRODUTOS NATURAIS
Rua Antonio de Godoy, 3.048, box 28, Mercado Municipal, Centro. Telefone (17) 3305-2095
 
MUNDO VERDE
Rua Bernardino de Campos, 3.563, Centro. Telefone (17) 3353-6213

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso