X
X

Diário da Região

15/04/2016 - 11h10min

Saúde

Dicas para cuidar da saúde vocal

Saúde

Stock Images/Divulgação Profissionais como professores, cantores, teleoperadores e vendedores precisam ter cuidados dobrados com a voz e evitar problemas como nódulos vocais, popularmente conhecidos por calos
Profissionais como professores, cantores, teleoperadores e vendedores precisam ter cuidados dobrados com a voz e evitar problemas como nódulos vocais, popularmente conhecidos por calos

Você cuida da sua voz? Independente da resposta, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia alerta sobre a importância de prevenir doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. Em abril - dia 16 - comemora-se o Dia Mundial da Voz. A data surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças.

A fonoaudióloga Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora da área de voz do curso de graduação em fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que falar em alta intensidade, usar fortemente a voz, falar quase até o final do ar do pulmão, beber pouca água e usar a voz em ambientes com muito ruído são alguns dos fatores que podem acarretar alterações na voz.

“Isso porque a falta de cuidado com as cordas vocais, como popularmente são chamadas as pregas vocais, geralmente interfere na qualidade da voz e pode provocar limitações, sobretudo em profissionais como professores, cantores, teleoperadores e vendedores”, explica a fonoaudióloga. Segundo ela, estes fatores podem levar a uma rouquidão, cansaço ao falar ou ar na voz.

De acordo com Marta, entre os problemas mais comuns nas pregas vocais estão os nódulos vocais, popularmente conhecidos por calos, os pólipos e a fenda, que é um espaço entre as pregas vocais. “Essas alterações normalmente vêm acompanhadas de sintomas como rouquidão, soprosidade e fadiga ao falar. Se uma pessoa observa qualquer um desses sintomas por mais de 10 dias, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação.”

E para manter sua saúde vocal e evitar futuros problemas nas pregas vocais, a especialista indica alguns cuidados. Confira abaixo.

Beba bastante água - Procurar beber água em pequenos goles. Esse deve ser um hábito de quem trabalha e depende da voz para isso. A fonoaudióloga indica que atores, professores, cantores e teleoperadores, principalmente, devem sempre carregar uma garrafa e fazer pausas na fala para beber água

Mantenha uma alimentação saudável - Manter uma alimentação equilibrada, respeitar os horários das refeições, os tipos de alimentos e mastigá-los bem. A professora ressalta que grandes intervalos entre as refeições podem provocar o refluxo laringofaríngeo e isso prejudicar as cordas vocais

Pratique atividades físicas - Manter uma rotina de exercícios físicos é essencial para o condicionamento cardiorrespiratório e assim o indivíduo terá mais disposição, possivelmente com melhora da respiração, da qualidade do sono, diminuição do estresse, entre outros benefícios.

Evite usar a voz em volume elevado - Evitar usar volume de voz elevado sem necessidade, se estiver em um ambiente ruidoso ou se precisar gritar procure projetar a voz, use o apoio respiratório e articule (abra a boca).

Sono equilibrado - Dormir pouco ou ter um sono de má qualidade afeta a voz, isso porque quando a pessoa não descansa o suficiente, não tem um sono reparador, sua corda vocal irá ficar pesada e a voz nesse caso mais grave e com pouca projeção.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso