X

Diário da Região

28/06/2016 - 15h26min

Inverno

Cuidado com os olhos no inverno

Inverno

Divulgação A falta de cuidado pode causar problemas nos olhos no frio (Foto: Divulgação)
A falta de cuidado pode causar problemas nos olhos no frio (Foto: Divulgação)

Com a chegada do inverno, além de medidas para prevenir de gripes e resfriados é preciso atenção para um órgão que pode sofrer muito com as baixas temperaturas: os olhos. As baixas temperaturas, o tempo seco, a permanência em ambientes fechados, a baixa umidade do ar e a poluição do ar são os principais fatores que provocam transtornos à visão neste período do ano. A falta de cuidado com os olhos pode provocar uma série de problemas e incômodos que podem ser evitados com simples atitudes. O oftalmologista Marcelo Mendonça, diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e Integrante do conselho de ética do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), chama a atenção para os perigos que estão presentes dentro de ambientes fechados e com muitas pessoas.  “No inverno, existe maior tendência à aglomeração e permanência em locais fechados por conta do frio e isto aumenta a possibilidade de transmissão de doenças como as conjuntivites, por exemplo. Em olhos recém-operados os cuidados devem ser ainda maiores” explica o médico. Pessoas alérgicas também devem evitar esses locais, pois a concentração de ácaros associada à paralisação do sistema de defesa respiratório faz com que estes microorganismos se desloquem com mais facilidade para os brônquios. ”A orientação é evitá-los ao máximo”, orienta.


Síndrome do olho seco aumenta no frio

Outro problema que se intensifica durante os dias mais frios, é a síndrome do olho seco.  “O órgão é recoberto por uma fina película composta por água, proteína e gordura chamada “filme lacrimal” que protege o contato direto de cada célula ocular contra as impurezas e germes do ar, além de nutrir estas mesmas células. Com a diminuição da umidade relativa do ar, a parte aquosa do filme lacrimal evapora rapidamente fazendo com que suas proteínas coagulem formando uma secreção pegajosa”, diz Marcelo Mendonça. Esses sintomas podem estar combinados num quadro chamado “ceratite seca” que faz com que as células da superfície ocular morram e descamem, levando a uma sensação de areia ou corpo estranho, comum neste período.


Proteja seus olhos

- Lave as mãos sempre que possível para evitar a contaminação - Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no inverno, o número de casos de conjuntivite aumenta em até 40 %.
- Evite coçar os olhos e mantenha as janelas abertas o máximo que conseguir - Também é uma opção para evitar contaminação.
- Lembre-se de lavar antes de usar aquele casaco que ficou muito tempo guardado e troque as roupas de cama com frequência  – Os ácaros podem causar sintomas alérgicos como incômodos e desconfortos para os olhos.
- Condicione-se a piscar mais frequentemente – Isso vai ajudar a manter os olhos lubrificados.
- Evite lugares muito poluídos.  A poeira resseca os olhos e pode provocar desconforto.
- Não use colírios sem orientação médica.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso