X

Diário da Região

01/06/2015 - 18h10min

Prevenção é o melhor remédio

Controle a hipertensão arterial com os alimentos certos

Prevenção é o melhor remédio

Stock Images/Divulgação Consumo excessivo de sal pode ser um fator de risco para desenvolvimento da pressão alta (Foto: Stock Images/Divulgação)
Consumo excessivo de sal pode ser um fator de risco para desenvolvimento da pressão alta (Foto: Stock Images/Divulgação)

Refrigerantes, embutidos, salgadinhos industrializados, manteiga, margarina, entre outros alimentos podem ter belas embalagens, mas escondem um grande vilão: o sódio. O consumo exagerado do sódio pode auxiliar no aumento da pressão arterial, já que o excesso do consumo favorece a retenção de líquidos no organismo. 
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e os principais fatores de risco são má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil 17 milhões de pessoas sofrem com o problema. A estimativa é de que até 2025 o número de hipertensos em países em desenvolvimento cresça 80%. 
O cardiologista José Carlos Aidar Ayoub, do IMC e professor adjunto de Cardiologia da Famerp, em Rio Preto, explica que a alimentação é um fator importante quando se fala em hipertensão arterial, pricipalmente em relação a quantidade de sal na alimentação. A recomendação é que se consuma no máximo de 5 a 6 gramas diárias de sal. 
A alimentação de quem vive com o problema precisa atender todas as necessidades nutricionais, como de qualquer outro indivíduo, segundo a nutricionista Sandra Reis, de Rio Preto. “Deve ter quantidades suficientes de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e água, além de óleos de boa qualidade”, diz. 
A especialista ressalta que o hipertenso deve focar também em uma alimentação que leve uma maior fluidez do sangue, concentrando em sua dieta alimentos que tenham nutrientes que propiciem um sangue fluido, livre de moléculas pesadas, nutrientes que favoreçam uma vasodilatação, esses alimentos ajudam na diminuição da pressão alta. “Alguns alimentos são ricos em arginina/citrulina que são aminoácidos que aumentam a produção de óxido nítrico, que é um potente vasodilatador, auxiliando assim a dilatação das artérias e diminuindo a pressão arterial”, explica Sandra. 
Os alimentos industrializados, sal, embutidos, enlatados, carnes secas devem ser evitados, pois contêm uma grande quantidade de sódio. A nutricionista recomenda a substituição do sal pelo uso de ervas que podem ser desidratadas ou frescas. (Confira abaixo a receita do sal verde, opção para temperar os alimentos sem usar o sal)


Previna a hipertensão

Além da alimentação balanceada com baixo teor de sódio, o cardiologista José Carlos Aidar Ayoud ressalta a importância do diagnóstico preciso, com avaliação médica, investigação diagnóstica e laboratorial e uso de medicamentos quando necessário. “No momento o mais correto é a avaliação médica periódica, corrigir a alimentação, praticar atividade física. Para o futuro existem pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina anti-hipertensiva.”
Em relação aos cuidados que uma pessoa hipertensiva deve ter, Ayoud diz que é fundamental atingir as metas no nível de controle da pressão arterial, de acordo com os fatores de risco que o paciente apresenta, além do uso correto de medicamentos independente de sintomas e o acompanhamento médico periódico. 

 

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater a hipertensão arterial

  • Oleaginosas (castanhas do Pará, nozes, amêndoas) – ricas em arginina, que induz a vasodilatação por aumentar a produção de óxido nítrico
  • Soja – assim como as oleaginosas, é umas das principais fontes de arginina
  • Romã - a romã aumenta a produção de óxido nítrico, o que contribui para vasodilatação
  • Semente de abóbora – rica em magnésio, que é importante na produção de óxido nítrico
  • Aloe vera (conhecida como babosa) e melancia – são ricas em citrulina, que promove o aumento de óxido nítrico


Conheça algumas funções da taurina, aminoácido importante para hipertensos, que pode ser encontrado em carnes – de preferência as brancas e mais magras – beterraba, nozes e feijão, aminoácido importante para hipertensos

  • Tem ação osmorregulatória
  • Ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares
  • Ação desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo
  • Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração
  • Diminui a pressão sanguínea de pacientes hipertensos
  • Estabiliza os níveis de colesterol no sangue

Fonte: Sandra Reis, nutriocionista, em Rio Preto


SAL VERDE

Ingredientes

  • 200 g de dentes de alho (descascados na hora do preparo)
  • 500 g de cebola
  • 1 pimentão vermelho
  • 50 g de gengibre
  • 1 maço pequeno de cebolinha verde
  • 1 maço pequeno de salsinha
  • 1 maço pequeno de manjericão
  • 1 maço pequeno de hortelã
  • 1 maço pequeno de coentro 
  • 10 g de folha de louro
  • 1 alho porró
  • 100 ml de água ou azeite

Modo de preparo

  • Higienizar os ingredientes. Picar a cebola e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração. Colocar a água ou o óleo no liquidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação). Bater, aos poucos, todos os temperos de modo a formar um suco grosso. Colocar em vidros esterilizados, tampados e armazenar sob refrigeração por até 3 meses.

Fonte: Sandra Reis, nutricionista, em Rio Preto

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso