X

Diário da Região

12/05/2015 - 13h42min

Prevenção

Conheça as vacinas que você deve tomar na gravidez

Prevenção

Stock Images/Divulgação Vacinas na gravidez garantem a saúde da mãe e do bebê (Foto: Sotck Image/Divulgação)
Vacinas na gravidez garantem a saúde da mãe e do bebê (Foto: Sotck Image/Divulgação)

A vacinação está diretamente relacionada com a melhor expectativa e qualidade de vida. Pessoas imunocompetentes têm mais condições de enfrentar adversidades associadas à vírus e bactérias. Isso faz com que seja um grande equívoco neglicenciar a prevenção de danos à saúde por meio de imunobiológicos, independente da faixa etária. Na gravidez, essa vacinação é ainda mais importante, pois pode prevenir problemas mais sérios com a mulher e com a criança. Pode parecer um assunto pequeno, mas algumas mulheres, por falta de informação, desconhecem a importância de colocar a cartela de vacinação em ordem durante a gestação (ou antes de engravidar).
Segundo a pediatra Flávia Bravo, presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), a vacinação é importante para garantir a saúde da mãe e do bebê. Se você está grávida, anote aí no calendário as vacinas que você deve tomar.

Vacinas

Influenza

Por que é importante: Essa é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. As vacinas influenza utilizadas em nosso país até o ano passado eram trivalentes, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria). As novas vacinas quadrivalentes licenciadas em 2015 contemplam, além dessas três, uma segunda cepa B e portanto, assim, nas vacinas quadrivalentes teremos as duas linhagens B: Yamagata e Victoria. Além de prevenir contra a gripe simples, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte devido a queda da imunidade. As recomendações para as vacinas quadrivalentes são as mesmas que aquelas previstas para as vacinas trivalentes. No entanto, neste primeiro ano, essas vacinas só estarão disponíveis em clínicas privadas de imunização. Em 2015, a vacina que será utilizada na Campanha de Vacinação contra a Gripe do Ministério da Saúde será a trivalente, contendo uma cepa AH1N1, uma cepa AH3N2 e uma cepa B linhagem Yamagata.
Quando tomar: a dose da vacina pode ser ministrada em qualquer período  da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê para aquelas que não tomaram durante os nove meses de gestação, em dose única.

Tríplice Bacteriana (dTpa-difteria, tétano e coqueluche)
Por que é importante: Além da proteção contra a coqueluche, a vacina também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados, usados para cortar o cordão umbilical.
Quando tomar: A vacina para gestantes deve ser tomada a partir da 20ª semana, de preferência entre a 27ª e a 36ª semana. “É importante não só para a prevenção da mãe, mas para passar anticorpos para o bebê”, diz a pediatra Flávia Bravo.

Hepatite B
Por é que importante:  A hepatite B não apresenta sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a doença pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal estar (sintomas pertinentes a outras complicações também). A infecção durante a gravidez é uma via comum de transmissão, então é importante que a mãe não se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectadas por hepatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer.
Quando tomar: A vacina deve ser ministrada em três doses, de preferência a partir do segundo trimestre da gestação. Se a gestante foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação. “É o obstetra quem deverá verificar a sorologia”, explica Flávia Bravo.
Observação: A vacina de hepatite A é inativada, portanto, sem evidências de riscos teóricos para a gestante e o feto. Deve ser aplicada, de preferência, fora do período de gestação. Não está contraindicada para gestantes em situações de risco aumentado de exposição ao vírus (como risco ocupacional ou viagem a locais com saneamento básico e manipulação de alimentos não adequados e dificuldade de acesso à água potável). 


Onde consultar qual a unidade básica de saúde mais perto da sua casa para se vacinar de graça em Rio Preto

Pela internet: https://gestao.saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/
Telefone: (17) 3216-9766 
 Disque Saúde:  0800 7717123 

 

Rede particular de vacinação em Rio Preto

Unifância
Avenida Alberto Andaló, 3145
Centro
(17) 2139-4646

Unidade de vacinação da Unimed
Avenida Bady Bassitt, 4870
Alto Rio Preto
(17) 3202-1112


Clínica Ciss
Rua Antonio de Godoy , Nº 4141 
 Redentora 
 (17)    3353-9897 e 3212-7878
 

Clínica Guidotti Haddad
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1200
Chacara Municipal
(17) 3033-3409

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso