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Diário da Região

06/09/2015 - 00h28min

Alimentação

Comer proteína no café da manhã emagrece

Alimentação

Stock Images/Divulgação NULL
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Esqueça só o pão com manteiga e a xícara de café preto. Tomar um café da manhã superproteico pode ser um aliado na perda e no controle do peso, além de melhorar o controle glicêmico. É o que mostra um estudo publicado recentemente no periódico científico International Journal of Obesity. As proteínas são responsáveis por construir e reparar os músculos e tecidos, além de contribuir na defesa dos sistemas imunológicos no organismo. São vitais para o organismo.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comparou os benefícios do café da manhã tradicional, composto por leite e cereais, com um superproteico - além do leite, composto por ovos, carne magra e iogurte. Para participar do estudo, foram recrutados 28 jovens com sobrepeso e que não tinham o hábito de tomar café da manhã. Eles foram divididos em três grupos: o primeiro manteve o hábito de pular a refeição e o segundo passou a tomar o café da manhã tradicional, com cerca de 13 gramas de proteína. O terceiro deveria fazer uma refeição superproteica (com cerca de 35 gramas). O estudo durou três meses.

Os resultados mostraram que ter a primeira refeição do dia rica em proteínas promoveu o emagrecimento, por meio da maior sensação de saciedade e consequente ingestão de menos calorias ao longo do dia, além de ter estabilizado os níveis glicêmicos dos que seguiram esta dieta (velocidade em que o alimento se transforma em açúcar). O grupo que ingeriu café da manhã rico em proteínas reduziu cerca de 400 calorias de sua dieta diária, o que promoveu perda de gordura corporal.

Vale para jovens e adultos 

"Observamos que tomar o café da manhã, independentemente da composição, leva a um aumento na sensação de saciedade. Entretanto, quando os adolescentes tomam um café da manhã rico em proteínas, eles também experimentam uma redução na fome, maximizando os efeitos benéficos da refeição", explica a pesquisadora Heather J. Leidy. "Este estudo apoia descobertas similares em adultos, que mostraram que, quando os adultos tomam um café da manhã contendo alimentos com proteínas, eles têm uma maior sensação de saciedade durante o dia, comparado a quando as proteínas eram ingeridas no almoço ou no jantar", diz a especialista.

Não é qualquer proteína

Não pense que é qualquer proteína e muito menos que vai poder comer dúzias de ovos fritos logo pela manhã. As proteínas devem ser benéficas ao organismo e combinadas com outros nutrientes para fazer efeito. Por exemplo, entre as proteínas, os pesquisadores citam leites, ovos, carnes magras e iogurte. Elas também devem ser associadas com outros grupos alimentares, como os encontrados nos pães integrais, por exemplo. 

"A proteína no café da manhã demora mais para ser digerida do que um carboidrato", explica a nutricionista Flávia Pinto Cesar. "A proteína é importante quando associada com um carboidrato integral", diz a nutricionista Cacilda de Bortole Ribeiro. Essa combinação faz que a pessoa tenha menos fome ao longo do dia. E, é claro, é preciso ter uma alimentação equilibrada ao longo do dia. 

PROTEÍNAS INDICADAS PARA O CAFÉ DA MANHÃ:
 
:: Leite (ou iogurte) 
:: Presunto de peru 
:: Queijo light
:: Queijo branco
:: Queijo cottage 
:: Ricota
:: Atum
:: Castanhas (nozes, de caju, pistache, amendôas)
:: Tofu
:: Quinua
:: Ovo (omelete, cozido, pochê)
 
Fonte: Flávia Pinto César, nutricionista

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