X

Diário da Região

30/06/2015 - 17h27min

Saúde das unhas

Coloridas e saudáveis

Saúde das unhas

Stock Images/Divulgação Remover o esmalte pelo menos um dia antes de ir à manicure é recomendado por especialistas para manter as unhas saudáveis (Stock Images/Divulgação)
Remover o esmalte pelo menos um dia antes de ir à manicure é recomendado por especialistas para manter as unhas saudáveis (Stock Images/Divulgação)

Ele é o queridinho da mulhereda, deixou de ser um cosmético e passou a ser um acessório de moda. Já existe uma infinidade de opções de esmaltes e as mulheres trocam de cor como trocam de roupa. No entanto, acabam esquecendo de tomar alguns cuidados para manter as unhas sempre saudáveis. 

Usar o produto todas as semanas, abusar da acetona e outros removedores pode, por exemplo, ressecar as unhas. "O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas", explica a dermatologista Renata Ipolito Meneguette Lacerda, de Rio Preto. 
A especialista alerta para deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo. Quando isso não for possível, deve-se retirar o esmalte pelo menos um dia antes de ir à manicure para que a unha 'respire'. Durante o período de intervalo sem esmalte é recomendado a utilização de hidratantes próprios para evitar o ressecamento das unhas.

Cuidado com a acetona
A acetona é um produto eficiente para remover esmaltes, mas ao mesmo tempo é invasivo e causa o ressecamento das unhas, além de deixá-las mais frágeis, quebradiças e sem brilho. Renata recomenta o uso de removedores sem acetona na composição. 
Para melhorar o aspecto das unhas fracas, a dermatologista diz que existem diversos tipos de hidratantes a base de silicone, queratina e vitaminas que restauram a elasticidade da unha, melhorando sua condição geral e deixando-as mais resistente. "Além disso, uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las saudáveis", recomenda. 

Alergia aos esmaltes
Hoje, a maioria das marcas de esmaltes têm investido em composições sem formaldeído e tolueno, os principais causadores de alergias nas unhas. Os esmaltes hipoalergênicos costumam ser eficazes e as marcas oferecem grande variedade de cores, que fogem dos tradicionais branquinho ou vermelho básicos. 
A dermatologista Renata Ipolito Meneguette Lacerda explica ainda que nem sempre a alergia ao esmalte se manifesta nas unhas. "Geralmente, uma coceira no pescoço ou pálpebras, locais onde a pessoa passou a mão. Mesmo os esmaltes que dizem ser hipoalergênicos devem ser evitados no caso de alérgicos."

 

Sempre saudáveis e bonitas

  • As unhas devem ser aparadas de modo a evitar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato oval. A cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias.
  • No mercado de cosméticos há inúmeros produtos destinados às unhas, como esmaltes, brilhos, bases, hidratantes, fortificantes etc. Alguns, no entanto, podem provocar alergia. Procure usar somente produtos devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 
  • Em caso de dermatite de contato ou outras complicações, interrompa o uso e procure um dermatologista.
  • O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas. O uso de acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças. Se, no salão de beleza, a profissional fizer esse tipo de sugestão, recuse. Prefira os removedores de esmalte, que não contém acetonas.
  • Muitos problemas nas unhas, aliás, são causados por procedimentos de manicure ou higiene feitos incorretamente. Os profissionais que cuidam das unhas deveriam ser treinados por dermatologistas, para realizar seu trabalho com maior assertividade e evitar problemas futuros em seus clientes.

Fonte – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso