X
X

Diário da Região

25/08/2016 - 00h00min

SIRVA-SE

Chefs revelam quais são seus curingas da cozinha

SIRVA-SE

Johnny Torres 24/8/2016 O chef Vinícius Menezes Vieira, do restaurante Mevi, indica o azeite extra virgem como um ingrediente fundamental numa cozinha. “Uso em quase todas as preparações do cardápio”
O chef Vinícius Menezes Vieira, do restaurante Mevi, indica o azeite extra virgem como um ingrediente fundamental numa cozinha. “Uso em quase todas as preparações do cardápio”

Assim como no universo da moda, há na gastronomia ingredientes que poderiam ser considerados ‘pretinhos básicos’ de tão curingas. Produtos que devem ter seu espaço sempre garantido na lista de compras, mesmo que você não seja um gourmet. Mas vale prestar atenção. A mesma regra do mundo fashion vale para o preparo dos quitutes também. O uso de um ‘pretinho básico’ na cozinha deve ser de forma moderada. E se usado da forma certa, não passará despercebido pelo seu paladar.

O Sirva-se desta semana foi descobrir alguns destes curingas, na visão de alguns chefs de Rio Preto.

Um deles é o ovo. Pode parecer óbvio, mas o ingrediente - amado por uns e discriminado por outros - pode ajudar quando a criatividade está em falta.

“Ele faz parte das refeições, passando pelo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Por isso ele é fundamental em qualquer cozinha. No mercado, existem diversos tipos de ovos e várias formas de preparar os pratos”, destaca Edson Costa, chef de cozinha e docente do Senac de Rio Preto.

Frito, mexido ou até mesmo compondo uma omelete, os ovos podem dar um toque gourmet no macarrão de todo dia. E aqui vai uma dica da reportagem para preparar um versão caseira do clássico à carbonara: corte o bacon em cubos, frite sem óleo e reserve. Cozinhe o macarrão normalmente. Junte a massa e o bacon em uma frigideira e depois acrescente ovos batidos e ‘voilá’.

A versão à carbonara é aprovada pelo chef Costa. “O ovo permite criar e inovar muitas receitas na cozinha. Os restos de legumes daquele refogado pode compor uma omelete. O arroz que sobrou de domingo vira bolinho para o almoço com acréscimo dos ovos. Além das versões pochê e cocotte para um jantar.”

Para o chef Vinícius Menezes Vieira, do restaurante Mevi, o azeite extra virgem de boa qualidade é outro ingrediente fundamental na cozinha das pessoas. “Eu uso esse ingrediente em quase todas as preparações do cardápio, seja para iniciar o processo do prato ou até mesmo para finalizar. Ele é indispensável para qualquer pessoa, tanto para os leigos na cozinha quanto para os experientes”, diz.

Além dos benefícios para a saúde, o azeite é responsável por trazer sabores incríveis para os pratos. “Todos nós amamos uma bela massa com molho vermelho, e o azeite é fundamental na preparação desse molho. Ele é usado para refogar cebola e alho no início e dá aquele toque final ao prato ao ser regado sobre a massa.”

Diante da quantidade de opções disponíveis no mercado, variando entre os tradicionais e aromatizados, Vieira dá algumas dicas na hora de escolher o azeite. “É importante ficar atendo na origem do azeite e na porcentagem da acidez. Quanto mais baixa, melhor. E, de preferência, escolha azeites com vidros escuros, isso ajuda a evitar a oxidação do óleo.”

Temperos

Especiarias também merecem lugar especial no seu armário. Basta uma pitada de um determinado tempero e, pronto, seu prato ganha outro sabor.

Um exemplo é a noz-moscada. Rejeitada por algumas pessoas, talvez pelo sabor forte ou por puro preconceito, ela é capaz de encantar o paladar. E aqui vai mais uma dica: seu molho branco nunca mais será o mesmo depois de ralar um pouco de noz-moscada nele. A especiaria vai muito bem em pratos salgados, doces e bebidas.

“Temperos como sal, pimenta do reino e curry são essenciais no preparo de todos os pratos, tanto na cozinha tailendesa, quanto em qualquer outra”, destaca Leo Belarmino, chef do Khea Thai.

Queijo, batatas e creme de leite também são ingredientes que podem mudar o rumo da sua receita ou salvá-la, quando alguma coisa desandar. A variação de formas e texturas do queijo permitem ousadia nas combinações. Além de compor diversos pratos, as batatas podem ajudar a tirar o excesso de sal. Quanto ao creme de leite, dificilmente um prato vai ficar ruim se você acrescentar esse ingrediente.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso