X
X

Diário da Região

04/01/2016 - 16h57min

Saúde

Cardápio ajuda na prevenção de doenças crônicas

Saúde

Divulgação Lácteos ajudam na prevenção das doenças crônicas
Lácteos ajudam na prevenção das doenças crônicas

As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) são alarmantes: o aumento de expectativa de vida e fatores de risco como obesidade, sedentarismo, estresse apontam para uma estimativa de 50% de crescimento do índice de doenças crônicas até 2030.  Segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), existem no Brasil quase 53 milhões de pessoas com pelo menos uma doença crônica.

Você sabe o que é doença crônica?

Doença crônica é aquela de longa duração e, geralmente, de progressão lenta e  podem ser classificadas em duas categorias: transmissíveis ou infecto contagiosas e não transmissíveis. Entre as doenças transmissíveis estão AIDS, hepatite B e C e tuberculose. Já entre as não transmissíveis estão as doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias, doenças metabólicas (obesidade, diabetes, hiper e hipotireoidismo, dislipidemia, etc), entre outras. Elas são a principal causa de morte no mundo, responsáveis por 38 milhões (68%) de casos, de um total de 56 milhões de  mortes por ano? Destes, podemos destacar que 46,2% ocorreram em decorrência de doenças do coração; 21,7% de câncer e 4% por diabetes.

Causas das doenças crônicas não transmissíveis

As doenças crônicas não transmissíveis não têm causas específicas e podem ser decorrentes de múltiplos fatores relacionados, principalmente, à condição de saúde (obesidade, doenças congênitas ou genéticas, ocorrência de outras doenças crônicas, comorbidades) e aos hábitos de vida (sedentarismo ou excessos físicos, estresse, alimentação inadequada, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas). Fatores genéticos também contribuem e são considerados importantes em algumas das doenças crônicas.

Estilo de vida saudável

A prevenção das doenças crônicas não  se dá principalmente por meio de um estilo de vida e alimentação saudáveis com alimentação balanceada, prática de atividades físicas, além da realização de consultas e exames clínicos de rotina, permitindo assim uma vida melhor e mais longa. O ácido linoleico (CLA), que nos lácteos podem chegar a até 70% da quantidade consumida diariamente na dieta humana pode ajuda na prevenção das doenças crônicas. Grande parte do CLA vem sendo associado ao tratamento de doenças crônicas e é facilmente encontrado no leite e seus derivados, principalmente no queijo.

Confira abaixo uma sugestão de cardápio rica em CLA feita pela Associação Brasileira de Lácteos (Viva Lácteos), para iniciar o ano de forma mais saudável e te ajudar na prevenção das doenças crônicas.

 

Mais lácteos

Café da manhã

1 fatia de melão + 2 torradas integrais + 1 fatia fina de queijo minas + ½ colher de sobremesa de geleia 100% frutas + 1 xícara de cappuccino light.

Lanche da manhã

Vitamina de frutas: 1 copo (200ml) de leite desnatado batido com 1 banana nanica congelada e linhaça.

Almoço

1 pires de salada de erva-doce, alface americana, ervilha, tomate cereja e trigo em grão + 2 unidades de panqueca de ricota com espinafre.

Lanche da tarde

Creme refrescantes de frutas: 1 pote (100g) de iogurte natural congelado batido com ½ mamão papaia.

Jantar

1 pires de salada de tomate, cogumelos, brócolis folhas verdes temperados com limão + Omelete de 2 ovos e 1 clara com atum, tomate, manjericão e palmito + 2 colheres de sopa de arroz selvagem.

 

copo de leite

Ceia

1 copo (200 ml) de leite. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso