X
X

Diário da Região

01/06/2016 - 10h38min

Arquitetura

Banheiros com toque de luxo

Arquitetura

Divulgação Lounge de Banho:
Lounge de Banho: "Minha inspiração inicial foi nas salas de banho europeias, com o desafio de traduzi-las para o nosso contexto nacional. Pontuei o ambiente com criações de grandes nomes do design nacional”, explica Patrícia Hagobian, designer de interiores, que apresentou durante a Casa Cor SP o Lounge de Banho, que é o resultado do intercâmbio de tendências e estilos, nacionais e internacionais e da globalização arquitetônica (Foto: Divulgação)

Chegar em casa e poder tomar um banho relaxante. Acordar atrasado e não precisar dividir o banheiro com ninguém. Ter uma bancada para chamar de sua e espalhar minuciosamente todos seus cremes, maquiagens e perfumes. Quantas vezes você já viu algo parecido em filmes e novelas e suspirou pensando: um dia terei um banheiro assim. 

Não é de hoje que os banheiros de luxo saíram das telonas e invadiram as residências, mas ao longo dos anos o mercado voltado para esse universo se aprimorou e o leque de opções são infinitas. “Nos últimos anos, os banheiros deixaram de ser cômodos desvalorizados e passaram a ganhar repaginações interessantes. Mais do que funcionais, eles se tornaram ambientes de relaxamento e descanso”, explica a arquiteta Solange Cálio, de Rio Preto.

 

Luxo e privacidade Luxo e privacidade: No projeto da arquiteta Solange Cálio, o casal dessa residência solicitou a área de bancadas no mesmo espaço, sanitários e banhos individualizados, para manter a privacidade. No piso da área de bancadas, foi mantida a madeira em cumaru, usado na casa toda. Nas áreas molhadas, piso e parede, foram usadas pastilhas transparentes. As bancadas são em quartzo branco (Foto: Marcelo Ringo/Divulgação)

Segundo Solange, os banheiros agora ganham importância nos projetos residenciais, tanto quanto os outros ambientes. “Antes tido apenas como lugar de passagem, já é o queridinho tanto dos moradores, como para muitos profissionais da área. E, em alguns projetos, ganham a denominação de salas de banhos”, enfatiza a arquiteta.

Para a arquiteta Bárbara Jalles, de Rio Preto com escritório em São Paulo, o banheiro é um espaço para ousar. “Podemos ousar em revestimentos, acabamentos, cores, com poltronas de níveis, estantes de vidros, marcenaria exclusiva e por aí vai. Antes as pessoas não conseguiam ver nos projetos o banheiro como um espaço bacana. Hoje não. Olhamos para os banheiros e lavabos como um local para se ousar e ao mesmo tempo trazer conforto”, diz. 

 

 

 

 

Clean e sofisticado Clean e sofisticado: O casal pediu um banheiro integrado e claro. Para aquecer o projeto foi usada marcenaria. A banheira une os dois box e esteticamente falando recebe as pessoas que entrar no banheiro, criando um hall, que podemos até chamar de sala de banho pela sua magnitude e requinte. A iluminação é outro ponto importante e foi bem pensada. Tem iluminação indireta atrás do espelho, no box, na banheira e no painel de marcenaria. Projeto da arquiteta Bárbara Jalles (Foto: Guilherme Morelli/Divulgação)

Luxo e aconchego em um mesmo lugar

Um alerta importante dado pelos profissionais da área é investir em iluminação. As pessoas acreditam que essa parte pode ser vista por última ou deixada de lado. Ledo engano. “A iluminação em um banheiro é o ponto principal. Ela deve ser específica e focada, como, por exemplo, a iluminação da bancada de maquiagem”, exemplifica Bárbara Jalles.

Depois de tomar os cuidados com a iluminação do espaço é hora de soltar a imaginação e descobrir a infinidade de opções que existem para compor seu banheiro. “No caso do banheiro do casal, a utilização de uma bancada dupla traz conforto e privacidade. A separação do ambiente para o uso individual de cada um do casal é hoje também muito solicitado”, conta Solange.

Outro pedido cada vez mais comum são as Salas de Banho. “A tecnologia  reina por ali com secadores elétricos, que substituem as toalhas de mão; torneiras ‘inteligentes’, com sensores; banheiras conceituais e, até mesmo, a instalação de televisão de plasma e frigobar. Uma decoração com espelhos e objetos de luxo, além de vasos e quadros”, destaca a arquiteta.  

Para a designer de interiores Patrícia Hagobian , de São Paulo, um banheiro de luxo pode ter uma bela banheira de hidromassagem, bancos de apoio, armários funcionais e bem localizados, grandes espelhos, aquecimento de toalhas e piso. “É importante que todos os itens desse banheiro luxuoso sejam sofisticados e elegantes e que sua composição esteja em perfeita harmonia”, diz. 

 

 

 

Um banho à natureza Um banho à natureza: O pedido do cliente foi a integração do banheiro com a área externa da residência, que dispõe de um paisagismo privilegiado. Grandes vãos trazem luminosidade e ventilação natural ao ambiente. O mesmo revestimento foi usado no piso, bancadas e paredes. Projeto de Solange Cálio (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso