X

Diário da Região

12/07/2015 - 00h15min

Probióticos

Bactéria do bem contra a acne

Probióticos

Stock Images NULL
NULL

Quer combater a acne? Beba iogurtes e leites fermentados. Além de acabar com a fome, as bebidas ricas em probióticos regulam e diminuem a inflamação da pele. Apesar de ainda não ter um recomendação sobre a quantidade e os tipos de probióticos que devem se consumidos para eliminar as espinhas, estudos são feitos desde 1930 para comprovar os benefícios ao tecido cutâneo. Recentemente, o tema foi destaque no encontro da Academia Americana de Dermatologia. 

Além do iogurte e de leites fermentados, os probióticos estão presentes ainda em sobremesas lácteas, sorvetes e diversos tipos de queijo. Definidos como bactérias benéficas, como lactobacillus e bifidobacterias, que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, os probióticos, além de agirem na região gastrointestinal, atuam diretamente em uma das principais causas do problema cutâneo: o aumento dos níveis de glicose no sangue. 

Quando ingeridos, os micro-organismos estimulam as citrocinas e ajudam a diminuir as chances do processo inflamatório das glândulas sebáceas. Adriana Caldas, dermatologista da Clínica Unidermato, afirma que, apesar de muitas pesquisas ainda não terem sido concluídas, tudo indica que os probióticos atuam modulando a inflamação que causa a acne. O intestino é um órgão especializado em digestão, absorção e excreção dos alimentos. Nos últimos anos, no entanto, foram descobertas outras funções do intestino, como imunológica, endócrina, nervosa, motora e sua relação com a pele.

"No intestino, temos a microbiota intestinal, que é composta de bactérias boas e ruins. Alguns fatores, como medicamentos, estresse e fadiga, envelhecimento, infecções de repetição, dieta, toxinas ambientais e álcool, fazem com que haja um desequilíbrio nessa microbiota, e tudo começa aí. Esse desequilíbrio causa uma série de consequências no nosso corpo, como inflamações, diminuição da imunidade, alergias, depressão, obesidade, envelhecimento, entre outras. Os probióticos são as chamadas bactérias do bem e, ao serem ingeridos, eles fazem com que essa microbiota volte a ser restaurada e equilibrada", explica. 

Uma das vantagens é que o os probióticos oferecem poucos efeitos colaterais. Apesar das doses de consumo ainda não estarem bem definidas, a dermatologista Adriana Caldas afirma que a maioria dos estudos relata que elas devam ser altas. O consumo ainda pode ser feito na fórmula de cápsulas ou pó, assim como fórmulas manipuladas (pílulas e sachês). "Eu acredito que o uso dos probióticos vai aumentar mais a cada dia, e novas pesquisas virão para respaldar esse uso."

Dermatite atópica e rosácea

Os probióticos regulam as inflamações dentro da pele e também ajudam a combater outros problemas dermatológicos, como dermatite atópica e rosácea. Eliane Cristovão, farmacêutica responsável da Farmácia Artemísia, afirma que um estudo feito pelos dermatologistas Stoke e Pillsburry, em 1930, criou as considerações teóricas e práticas do mecanismo gastrointestinal, em que a pele é influenciada pelo estado emocional e nervoso. 

"Alterações emocionais, neste caso, podem levar a mudanças na microbiota intestinal normal, aumentar a permeabilidade intestinal e contribuir para as inflamações sistêmicas", diz. Eliane afirma que uma alimentação equilibrada, sem alimentos gordurosos em excesso, também ajuda no combate à acne. "Hoje, existe uma grande diversidade de tratamentos contra acne. O dermatologista analisa o caso de cada paciente. Além dos probióticos, também são receitados cremes para combate da oleosidade da pele, vitaminas e cremes secativos."

 

vitamina de iogurte

Importância do iogurte para a saúde

Em um artigo do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), a nutricionista Julieta Regina Moraes afirma que o iogurte é um poderoso alimento. Ela explica que o leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos é rico em proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio. Segundo ela, os micro-organismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino. 

Do natural ao sabor de morango, passando por baunilha, mamão e nozes, o iogurte protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura. No entanto, como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções. 

VITAMINA DA MANHÃ

Ingredientes:

:: 1 xícara (chá) de iogurte  de morango
:: Meia xícara (chá) de morangos picados
:: Meia colher (sopa)  de amaranto 
:: 1 castanha-do-pará picada
:: colher (chá) de capim-limão picado

Modo de preparo: 

:: Em um liquidificador, bata bem os ingredientes. Sirva.
 
Fonte: Nestlé, www.nestle.com.br 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso