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Diário da Região

05/12/2015 - 00h06min

Sono tranquilo

Alimentos como banana, aveia e abacate são indicados para ter uma boa noite de sono

Sono tranquilo

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Uma boa noite de sono é imprescindível para o corpo e a qualidade de vida. É preciso descanso para combater infecções e recarregar energias. Alguns alimentos estão associados a uma boa noite de sono.

 

 

 

alimento saudavel_banana

Grão de bico, banana e aveia

O grão de bico, a banana e a aveia são alimentos ricos em um nutriente chamado triptofano, um aminoácido que é precursor da serotonina, o que proporciona uma sensação de bem-estar. Refeições como o jantar com alimentos ricos em nutrientes que formam serotonina no nosso organismo são muito interessantes para otimizar nosso sono. Porém, para a formação da serotonina temos também que ingerir seus cofatores, ou seja, vitaminas e minerais que participam de seu processo de formação, como as do complexo B – B3, B6 e B9, niacina, piridoxina e ácido fólico, respectivamente, zinco e magnésio. É importante lembrar que não é apenas um nutriente o responsável pelo equilíbrio do nosso organismo, mas um conjunto saudável e variado desses nutrientes. Alguns dos alimentos que contêm esses nutrientes são: levedo de cerveja, amendoim e peixes (B3), banana, uva e abacate (B6), vegetais verde escuro (B9), sementes de uma forma geral (magnésio), feijões, semente de abóbora e carnes (zinco).

Fonte - Sandra Reis, nutricionista funcional, em Rio Preto, (17) 3121-9169 

 

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Abacate e mix de nozes e sementes

O abacate é um alimento que tem gordura boa, ajudando a equilibrar nosso colesterol. Entre seus nutrientes, estão a vitamina B3, que regula as substâncias químicas responsáveis pelo sono, e o ácido fólico, que funciona como uma enzima que faz dormir bem. Existem duas formas de comer abacate no jantar para ajudar o sono.  Uma delas é colocar algumas fatias de abacate no sanduíche natural. Outra, é bater o abacate com inhame e congelar. Vira um sorvete saudável que pode ser adoçado com mel. Avelãs, amendoins, sementes de gergelim e sementes de girassol são alimentos que contêm uma quantidade elevada de triptofano, um aminoácido que melhora o humor e proporciona uma boa noite de sono.

Fonte - Lara Piccolo, nutricionista, da Clorofila Alimentação Saudável, em Rio Preto, (17) 3022-7746

 

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Feijão preto, cacau, gema de ovo

Dentre os alimentos associados a uma boa noite de sono estão as fontes de triptofano (aminoácido essencial para produção de serotonina), presentes, por exemplo, na banana, feijão preto, castanhas, amêndoa, cacau e alface; ácido fólico, encontrado nos vegetais folhosos verde-escuros e gema de ovo; e vitaminas do complexo B (B6 e B12), presentes em alimentos como os integrais, gema do ovo, sardinha e frango. Da mesma forma que incluir os alimentos acima, a fim de melhorar a qualidade do sono, também deve-se evitar os alimentos estimulantes, como café, chás com cafeína, refrigerantes tipo cola, álcool, alimentos com glutamato monossódico e alimentos ricos em gorduras e proteínas (carne vermelha).

Fonte - Cacilda de Bortole Ribeiro, nutricionista funcional, em Rio Preto, (17) 3214-7420 

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